Translate

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

 


Aconteceu na concorrência para a construção de 1.600 kms da ferrovia Norte-Sul (Goiás- Maranhão) orçada em 2,4 bilhões de dólares. A abertura dos envelopes aconteceu às 9h30 horas da sexta-feira (8/5/1987)

Na madrugada do mesmo dia, a Folha de São Paulo, através do Jânio de Freitas, publicou na página de Classificados - Negócios e Oportunidades, de forma cifrada, o resultado da concorrência, indicando os 18 vencedores com a indicação dos lotes. 

O anúncio, perdido entre ofertas de prensas hidráulicas e de massagens ‘for men’, fornecia várias combinações de letras e números. Por exemplo: L2A – QG e L3A – MJ. 

A reportagem sobre o assunto, publicada cinco dias depois no jornal, rendeu ao Jânio de Freitas cinco prêmios de jornalismo, entre os quais o Esso e o Prêmio Internacional Rei de Espanha. Jânio explicou o significado de tais combinações: a empreiteira Queiroz Galvão (QG) construiria o lote 2A da ferrovia, e a Mendes Jr. (MJ) ficaria com o 3A.

A concorrência foi considerada fraudulenta e anulada. Ficou provado que houve divisão prévia da obra entre as empreiteiras e acertos de preços.

Posteriormente, respondendo como havia tomado conhecimento do resultado, ironicamente, o jornalista respondeu: "Mamãe deu a dica"

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: