Translate

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O ESQUEMA DE PONZI


Interessante assistir na Amazon Prime o filme/documentário " O Esquema de Ponzi ". O assunto é conhecido e portanto, o presente texto não pode ser classificado com um "spoiler".

Charles Ponzi ficou mundialmente conhecido. Nasceu em Lugo - Itália, em 1882 e em 1903 chegou nos Estados Unidos com US$ 2,50 no bolso. Um roleiro de marca. Foi pra prisão várias vezes no Canadá e nos EUA.

Dezessete anos depois, ele inventou o primeiro esquema de fraude moderno em grande escala, que o transformou em um multimilionário e em uma figura pública no espaço de poucos meses, antes de arruiná-lo com a mesma rapidez.

Um esquema Ponzi é uma operação fraudulenta sofisticada de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve a promessa de pagamento de rendimentos anormalmente altos aos investidores à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real real. 

Em 1934, quando saiu da última prisão foi deportado de volta pra Itália. Mudou-se para o Brasil onde trabalhou como representante das linhas aéreas italianas até que estas foram fechadas por causa da guerra.

Tomou o barco em janeiro de 1949 num hospital para indigentes no Rio de Janeiro.

O seu nome foi muito citado, mais recentemente, com o semelhante Esquema Madoff. Todos se recordam do Sr. Bernard Madoff, operador renomado de Wall Street, condenado a 150 de prisão em 2009 ( cumpre pena na penitenciária federal de Butner, na Carolina do Norte), acusado de estar por trás de um esquema multibilionário e fraudulento, que provocou perdas potenciais de 65 bilhões de dólares.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: