Translate

sexta-feira, 31 de julho de 2020

ENQUANTO ISSO...

Deu no Estadão :

Quase seis meses após decretar o estado de emergência pelo civid-19 no País, o Ministério da Saúde ainda guarda em seus estoques 9,85 milhões de testes, segundo documento internos da pasta aos quais o Estadão teve acesso.

O número é quase o dobro dos cerca de 5 milhões  de unidades entregues até agora pelo governo federal aos Estados e municípios. O exame encalhado é do tipo PT - PCR, considerado "padrão ouro" para diagnóstico da doença.

O principal motivo para os testes ficarem parados nas prateleiras do ministério é a falta de insumos usados em laboratório para processar amostras de pacientes. Isso porque, secretários de saúde locais, não adianta só enviar o exame, mas também é preciso distribuir reagentes específicos.

O governo federal comprou os lotes de exames, mas sem ter garantia de que haveria todos esses insumos, indispensáveis para usar os testes.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao nomear e defender o general da saúde Bolsonaro citou a sua experiência em logística. Esse fato de ter os testes e não os insumos para aplicá-los não é um tremendo erro administrativo e de logística? observador de cena