Translate

segunda-feira, 30 de março de 2020

IGNORAR, MITIGAR OU SUPRIMIR


Sinceramente ? não recomendaria a leitura do artigo publicado ontem no jornal "O Estado de São Paulo pelo biólogo Fernando Reinach. Li ontem, me tirou o sono e, criando coragem, li de novo. Foi baseado no já famoso estudo feito pelo Imperial College - Londres, sobre o Covid-19. Foi publicado recentemente (16/3) e feito para nortear as medidas de contenção do novo coronavírus. Agora, esse mesmo grupo refez o estudo para 202 países, sendo que o Brasil é um deles. Todos os aspectos e peculiares do País foram consideradas.

Segundo os autores existem três estratégias possíveis diante do novo vírus:

1 - Ignorar a existência do vírus - No primeiro ano, 7 bilhões dos 7,7 bilhões de pessoas do planeta seriam infectadas. Ocorreriam 40,6 milhões de mortes e o colapso total dos sistemas de saúde. O lado positivo, é que depois a população estaria imune e o problema desaparecia. Essa atitude não foi adotada por nenhum país.

2 -  Mitigação (diminuir, aliviar) - O objetivo é espalhar o número de casos ao longo do tempo de modo não sobrecarregar muito o sistema de saúde (o tal achatamento da curva) - Dois aspectos considerados: isolar somente os mais idosos ou isolar toda a população. O número de mortes no primeiro caso seria de 20 milhões de pessoas. O número projetado para o segundo caso é semelhante.

3 - Supressão - Ela pressupõe uma diminuição de 75% dos contatos interpessoais de toda a população. Foi a estratégia usada pela China. Quanto mais cedo ela é adotada é melhor. Nesse cenário nos primeiros 250 dias de pandemia, seriam infectadas 470 milhões de pessoas e teríamos 1,9 milhão de mortes. Se adotada mais tarde, essa estratégia levaria a 2,4 bilhões de pessoas afetadas e 10,5 milhões de mortes (foi o erro da Itália).  

Atentem para quadro abaixo e vejam os números para o Brasil. Hoje, muitos Estados estão tentando adotar a estratégia de Supressão, enquanto o governo federal propõe a mitigação, com isolamento dos idosos.

Perca o sono junto comigo.

Viver é Perigoso 

2 comentários:

Anônimo disse...

Melhor fingir dd morto!🙏

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/211857482296579/posts/1842781792537465/?sfnsn=wiwspwa&d=w&vh=e&extid=Gsxgp9kM3JGgsy4y&d=w&vh=e