Translate

terça-feira, 10 de março de 2020

CAÇADORES


Calma pessoal. Não se trata de spoiler. Terminei de assistir por esses dias (noites) os 10 capítulos da séria "Hunters" no Amazon Prime Vídeo.

Assunto sério demais para ser romanceado. Aborda o holocausto.

O sempre brilhante Al Pacino, na trama, como o milionário judeu Meyer Offerman, se apresenta como líder de um grupo secreto, cujo o propósito é caçar e assassinar nazistas escondidos nosum caçador e recrutador de recruta o jovem Jonas para um grupo secreto cujo propósito maior é assassinar judeus vivendo disfarçados nos Estados Unidos.

Logicamente existe também um grupo secreto de fanáticos nazistas delirando com a instituição de um 4º Reich.

Muita fantasia e forçada de barra. Próprio para ser assistido pelos apaixonados no tema e pelos que não gostam de ficar por fora das novidades.

Comentando sobre o Reich. Primeiro, a palavra é utilizada para se referir a império ou reino. O próprio Hitler se referia com relação ao período da  Segunda Guerra Mundial como o 3º Reich, ou seja o 3º Império da Alemanha.

Se era o 3º Reich, aconteceram outros. Lembrando de forma resumida:

Primeiro Reich - Sacro Império Romano-Germânico que teria durado entre os anos de 962 até 1806, quando o último sacro imperador abdicou do trono. Historiadores, entretanto, afirmam que na realidade o Sacro Império fora fundado no ano de 800 por Carlos Magno.

Segundo Reich - Teria sido representado pelo Império Alemão (Deutsches Reich), existente entre 1871 e 1918, e que compreendia o território alemão unificado (um pouco maior do que o atual), além de vários domínios ultramarinos espalhados pela África, Ásia e Oceania. Findou quando da assinatura do tratado de paz pondo fim oficialmente a Primeira Guerra e era implantada a República de Weimar.

Terceiro Reich - Alemanha Nazista

Quarto Reich - Mencionado na série Hunters que nem todos os nazistas morreram ou foram presos com o fim da guerra em setembro de 1945. E nem todos foram julgados no Tribunal de Nuremberg, organizado para julgar os crimes de guerra. 
Parte dos funcionários nazistas, alguns até mesmo do alto escalão haviam fugido principalmente para a América Latina, onde alguns passaram a residir até o fim de suas vidas. Pelo desaparecimento destes homens, ainda pairou alguns anos depois após o fim da guerra a possível ameaça de uma insurreição nazista e de um Quarto Reich.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: