Translate

domingo, 16 de fevereiro de 2020

SENESCÊNCIA

Sinceramente ? Vivo o processo há tempos e não sabia direito o que a palavra senescência significava. De cara afirmo que não gosto dela.

Vem a ser o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo. As células que entram em senescência perdem a capacidade proliferativa após um determinado número de divisões celulares.

O envelhecimento do organismo como um todo está relacionado com o fato das células somáticas do corpo irem morrendo e não serem substituídas por novas como acontece na juventude.

Lançado em 2019 nos EUA (ainda sem edição em português) o livro " Lifespan - Why We Age and Why We Don´t Have To " - (Vida Útil - Por que envelhecemos - e por que não precisamos.), do conceituado médico David Sinclair, responsável por laboratórios de genética em Harvard e na Austrália.

Tornou-se um best-seller. Está disponível na Amazon (em inglês) por R$ 81,31.

Seu mais recente livro, “Lifespan”, é uma daquelas obras em que o otimismo é tão denso que dá para tocá-lo. Ele pretende eliminar os processos biológicos que dão causa à senescência.

Para o autor, estamos muito perto de fabricar uma pílula que nos permitirá viver bem além dos cem anos e com muita saúde, isto é, sem as moléstias que hoje vêm com a idade, como cânceres e demências. 

Na primeira metade de “Lifespan”, Sinclair explica a ciência por trás do envelhecimento e, na segunda parte, faz considerações éticas e sociais sobre o que significará o rápido e iminente aumento de longevidade.

Quem viver verá —literalmente.

(observações de Hélio Schwartsman)

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: