Translate

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A HORA É AGORA


Fazer justiça é também corrigir injustiças.

O Governo do Estado de Minas, através da Lei de doação 23.483, de 6/12/2019, passou oficialmente para o Município de Itajubá o ITC – Itajubá Tênis Clube . O imóvel com área de 18.293 m2.

Lembrando e postando insistentemente : 

Numa justíssima homenagem, no dia 11 de dezembro de 1969 foi publicada no "Minas Gerais" a Lei Estadual 5.380 de 4/12/1969, dando a denominação de “Gymnasium Prof. Henrique Marques da Silva - “SURICA” , à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da Cidade de Itajubá.

Homem de excepcional valor que dirigiu e praticamente implantou e alavancou o esporte em Itajubá. Grande educador e por muitos anos Professor de Educação Física do Colégio de Itajubá. Personagem inesquecível. 

Em tempo, pai da Neide Ferrini, que antecipadamente nos deixou, e da Moça Bonita e Anna Lydia Martins.

No dia 5 de fevereiro de 1970, Itajubá perde em um acidente trágico o seu competente e admirado Prefeito Tigre Maia. A cidade ficou abalada com a perda. No dia 21/5/1970 foi publicada a Lei Municipal nº 883 dando a denominação de "Tigre Maia" à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da cidade de Itajubá. 

Não tenho conhecimento dos detalhes que levaram a mudança. Não sei também da legalidade de Lei Municipal prevalecer sobre a Lei Estadual.

A bela família do nosso Professor optou por não comentar o acontecido. Já deve terem se chateado demais. 

Talvez, tentando alguma forma de reparo, no dia 9 de dezembro de 1976 o então Prefeito Rosemburgo Romano propôs que fosse dado o nome de Prof. Henrique Silva a uma das ruas do loteamento N.S. do Carmo. Para mim, debalde a boa vontade do Dr. Rosemburgo, não foi o suficiente.

Por várias vezes conversei com os administradores da cidade sobre o assunto. Mostram certa surpresa e...desconversam. Ruim.

Como ex - aluno e devedor de lições, gostaria que o Professor Surica ficasse melhor gravado na história de Itajubá. 

Ainda é tempo. A oportunidade se faz.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Roberto Lamoglia disse...


Prezado Edson,
Esta não é a primeira vez e tenho certeza que não será a última que você trata deste assunto. Realmente é difícil de entender, primeiramente, a atitude da Câmara Municipal de Itajubá através de uma Lei Municipal dar o nome de Tigre Maia ao Ginásio do ITC, quando uma Lei Estadual ( não se esquecer de que na época o Ginásio pertencia ao Estado ) havia denominado, com muita razão, de Prof. Surica (pelo muito que havia feito pelo esporte em nossa cidade e principalmente pelo ITC. E em segundo lugar, a nossa Câmara, e lá se vão quase cinquenta anos,até hoje não ter se manifestado sobre o assunto o que não dá para entender Quero esclarecer que fui MUITO AMIGO de ambos e não estou escrevendo para demostrar qualquer preferência por um dos dois. O problema não é dar nome. de rua ou qualquer outro estabelecimento de PROF. SURICA. Trata-se de corrigir um ERRO de 50 anos atrás. Ambos foram meus professores ( O Prof. Surica de Educação Fisica no Colégio de Itajubá e o Prof. Tigre Maia no IEI ) e portanto me sinto a vontade para me manifestar sobre o assunto. Por que então, não se dá o nome de PROF. SURICA ao ITC, considerando que este pertence hoje ao Município." QUERO LEMBRAR QUE O PROF. SURICA FOI O TÉCNICO RESPONSÁVEL PELOS ESPORTES NO ITC, DESDE A FUNDAÇÃO DO MESMO ATÉ O SEU FALECIMENTO, SENDO SUBSTITUIDO PELO PROF. ROCHA. "Realmente está difícil de entender esta situação. Um abraço , Roberto Lamglia