Translate

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O CAMPO DE AVIAÇÃO



Vez por outra voltam as conversas sobre a construção do Campo de Aviação de Itajubá. Sim,  já existiram dois, na mesma região e conhecidos como Campo de Aviação. Conheci os dois. O primeiro quando aconteceu um show de paraquedistas na terrinha. Fui assistir com o meu pai e presenciei o socorro a um dos paraquedistas que ficou enroscado em um pé de Eucalipto. 

No segundo, estive muitas vezes acompanhando o pouso e decolagem de teco-tecos e outras aeronaves maiores. Moleque, na Boa Vista, é claro, atravessa o Rio Sapucaí a nado nos fundos do antigo campo do Vasquinho e já estava na cabeceira da pista.

Sinceramente ? Penso que hoje a construção de um aeroporto em Itajubá não é prioritária. Só deve seguir adiante face ao estágio de construção que atingiu. Burrice não terminar, mesmo porque foi um compromisso do governo do Estado com a Helibrás, que precisará de uma área para pouso, decolagens e testes de para seus helicópteros pesados e quem sabe, uma vez que a empresa pertence ao Grupo Airbus, atender os interesses da empresa na manutenção de outras aeronaves.

A grana está curta em todas as esferas e duvido muito que algum recurso seja direcionado para a conclusão das obras. E não estamos tratando só da pista. Existe uma linha de transmissão para ser removida e o mais complicado e pouco citado: a possível necessidade de desbaste do topo de um morro existente lá pelas bandas do Novo Horizonte. 

A aviação comercial, às duras penas, sobrevive em termos regionais. E nesse aspecto já estamos razoavelmente servidos.

Pensando alto, a grana necessária a ser desembolsada seria melhor aplicada na duplicação da Rodovia BR-459 - trecho Itajubá/Pouso Alegre, ou mesmo na construção da Rodovia Itajubá/Campos do Jordão. Mas...

Viver é Perigoso  

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo a estrada para campos de Jordão seria muito mais empreendido o dinheiro público ...

Anônimo disse...

Eu acho q a Estrada Campos do Jordao é importante, a BR tbem, o AEROPORTO tbem, o trevo tbem, gerar empregos tbem, o projeto itajuba tecnopolis tbem, precisamos é pensar GRANDE, deixar de pobreza! Dinheiro sempre teve,tem e tera! Oras...