Translate

quinta-feira, 30 de maio de 2019

VALÔNIA


Samba do Criolo Doido -

A Valônia é uma das três regiões e uma das entidades federadas da Bélgica, situada no sul do país e tem como línguas oficiais o francês e o alemão. Tem como capital a cidade de Namur e Liege, como centro econômico.

Já a Expresso Valônia, empresa que explora há séculos o serviço de transporte de passageiros no município, com o próximo término do contrato de concessão, busca a sua prorrogação. E tudo indica, que com o definitivo aval da Administração Municipal, conseguirá. Claro, prometendo uma modernizaçãozinha aqui e outra melhora ali.

Serviço público sob o guarda-chuva de contratos longos costuma gerar acomodações de duas das três partes envolvidas. A Concessionária e a Administração. À principal parte envolvida cabe, quase sempre, chorar pitangas.

Licitações são obrigatárias (prorrogações também são protegidas) e necessárias, e não descartam a participação da atual exploradora dos serviços. Dificilmente acontecerão.

A Administração Municipal com seus eventos políticos/sociais não dá trégua para a empresa de transporte de passageiros contratada. E quase tudo no bico... Deve acontecer uma pedição (requisição) constante de ônibus para levar passageiros para festas, encontros e passeios no parque. 
Lógico, que sabendo e esperando os pedidos, um delta garantindo o custo extra deve fazer parte do contrato.

Além do mais, cria-se um elo de favores que, de certo modo, influencia o relacionamento.

Mas, a Valônia belga tem com os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) um programa interessante com a indicação de jovens recém-formados para trabalho voluntário nesses países. Os voluntários ficam por três meses, bancados integralmente pelo governo de Valônia.

Viver é Perigoso 

Nenhum comentário: