Translate

quinta-feira, 14 de março de 2019

O ÚNICO OLÍMPICO NOS 200 ANOS DE ITAJUBÁ


Excelente oportunidade para se fazer justiça. Nas comemorações dos 200 anos da realização da primeira missa em Itajubá, com a inclusão da inauguração do Parque Municipal, poderia ser homenageado o Engenheiro Francisco Castro Gonçalves, o nosso Chiquinho, camisa 19 da Seleção Brasileira de Futebol nos Jogos Olímpicos de Roma, acontecidos em 1960.

No dia 27.03.1960, a seleção olímpica de futebol do Brasil, em treinamento, jogou contra a Seleção de Itajubá, perdendo por 4x3, com um show de bola dos irmãos Chiquinho e Canhotinho. Chiquinho consignou os quatro gols da seleção da cidade.

A seleção brasileira, contava, dentre outros, com os craques Gerson, Carlos Alberto, Ademir da Guia e Roberto Dias, treinada pelo Vicente Feola, campeão mundial em 1958. 

A atuação excepcional do Chiquinho e Canhotinho, levou-os a serem convocados, ainda na noite do domingo para a seleção. Posteriormente, Canhotinho foi cortado por contusão.

Chiquinho, em 1960, cursava o 1º ano da nossa e Escola e servia, como soldado, o 4º Batalhão de Combate.

O craque itajubense atuou nas Olimpíadas de Roma, no jogo Brasil 5 x China 1.

Na Iugoslávia sagrou-se campeã olímpica, ficando a Dinamarca com a medalha de prata e a Hungria com a medalha de ouro.

Lembrando, no sábado, 26.3.1960, no mesmo Estádio do Yuracan, em Itajubá, a Seleção Olímpica B, venceu o time B de Itajubá por 5x1.

Viver é Perigoso 

2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor! Páre de forçar a barra! Homenagear por quê? Só por isso? Muitos itajubenses se destacaram e se destacam em vários setores, desde há muito.
O que tem isso em haver com o aniversário da cidade?
Haja paciência!

Edson Riera disse...

Paciência -

Você deve ser um daqueles alienígenas que caíram de para-quedas lá pelas bandas do Administração. Não tem ideia do que e representa para uma aldeia ter um atleta olímpico. Não faz ideia do respeito que temos pela família Castro.

Fiquei sabendo que estão trazendo um, também importante, atleta olímpico de volei para ser homenageado. Bom.

De mais para mais, vá plantar batatas !


Zelador