Translate

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

PRÊMIO IG NOBEL - 2018


Foram anunciados ontem na Universidade de Harvard os ganhadores do Ig Nobel de 2018, em sua 28ª edição. 
Evento organizado pela revista "Anais da Ciência Improvável". São pesquisas sérias, mas nem por isso deixam de ser hilárias. Primeiro fazem rir e depois pensar.

1 - MedicinaPara o trabalho que avaliou se passeios de montanha-russa ajudam pacientes a expelir pedras do rim mais rapidamente.

2 - NutriçãoPara o cálculo que mostrou que calorias obtidas com canibalismo humano são bem inferiores às obtidas com dietas tradicionais de carne.

3 - QuímicaPara a pesquisa que mediu o quanto a saliva humana funciona para limpar algumas superfícies sujas.

4 - BiologiaPara o trabalho que demonstrou que enólogos conseguem identificar, pelo cheiro, a presença de uma mosca em um copo de vinho.

5 - AntropologiaPara o estudo que coletou evidências, em um zoológico, de que chipanzés imitam humanos quase tão frequentemente, e bem, quanto humanos imitam chipanzés.

6 - Educação MédicaPara o cientista japonês que testou em si mesmo as possibilidades de fazer uma colonoscopia estando sentado.

7 - LiteraturaPela documentação de que a maior parte das pessoas que usa equipamentos complicados não lê o manual de instruções antes de fazê-lo.

8 -  Paz Para o estudo espanhol que mediu a frequência, as razões e a percepção de risco de motoristas que gritam e xingam no trânsito.

9 - EconomiaPara o estudo sobre se é efetivo, para restaurar a paz, funcionários fazerem vudu como forma de retaliação contra chefes abusivos.

Giovana Girardi

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: