Translate

segunda-feira, 14 de maio de 2018

NOSSA ESCOLA - PROJETO PORTAS ABERTAS


Abrir-se para um diálogo com a sociedade deve ser parte da estratégia de toda instituição de ensino, ainda mais quando se trata de uma universidade pública federal. A interação deve ser constante e permanente, procurando conhecer os anseios comunitários, descobrindo formas de contribuir para que a realidade se transforme para melhorar a vida das pessoas em sociedade.

Essa conceituada universidade federal de Itajubá há dez anos aqui instalou o seu campus avançado não só para que a tão propagandeada e pouco realizada vontade de Itabira se tornar uma Cidade Educativa, título simbólico concedido pela Unesco na década de 1970, vire realidade com um ensino superior de qualidade.Isso se torna ainda mais necessário quando se consideram os anseios acalentados por Itabira com a instalação do campus da Unifei na cidade.

Mas é também parte importantíssima de uma estratégia para mudar um indesejado quadro de alta dependência à atividade mineradora, que dá os seus últimos suspiros nessa terra ainda mineral. Daí que o fomento de um centro de desenvolvimento tecnológico, com a instalação de indústrias de ponta, é outro anseio que ainda está para ser realizado.

Pois é para se aproximar ainda mais da sociedade itabirana, principalmente da comunidade escolar, que o projeto Unifei Portas Abertas recebeu, na última sexta-feira, cerca de 300 alunos e professores do ensino fundamental. Participaram da visita ao campus professores e alunos do Colégio Tiradentes (da Polícia Militar) e também das escolas estadual Antônio Linhares Guerra e municipal professora Antonina Moreira.

Foi uma oportunidade para os participantes conhecerem os projetos desenvolvidos pela universidade, visitar as suas instalações, especialmente os laboratórios, onde acompanharam vários experimentos. Essa interação entre universidade e comunidade escolar foi considerada bastante positiva por todos os participantes.

O projeto Unifei Portas Abertas é realizado desde 2016 – e é semestral. 

(VILADEUTOPIA)

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

O projeto Unifei Portas Abertas é realizado desde 2016 – e é semestral.


ONDE, QUANDO, COMO, Q É ISSO, NINGUEM SABE NINGUEM VIU. kkkk

Edson Riera disse...

Ninguém viu -

Lá em Itabira aconteceu na semana passada.

Zelador