Translate

quarta-feira, 14 de março de 2018

SAINT JOHN COLTRANE


John Coltrane foi um dos saxofonistas mais importantes da história. Nasceu na Carolina do Norte em 1926.

A influência que Coltrane teve na música abrange muitos gêneros e músicos. A enorme influência de Coltrane no jazz, começou durante sua vida e continuou a crescer após sua morte. Ele é uma das influências mais dominantes nos saxofonistas de jazz e inspirou uma geração inteira de músicos.

Depois que tomou o barco, em 1967 em Long Island, John William Coltrane foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Africana, em 1982. Todos os domingos, ao meio-dia, reúnem-se na Saint John Coltrane Church, em São Francisco, na Califórnia, grupos de fiéis e turistas para celebrar as palavras e a música de John Coltrane. A igreja foi fundada em 1969.

Nas notas de "A Love Supreme" , Coltrane afirma que:  

"experimentei, pela graça de Deus, um despertar espiritual que me conduzisse a uma vida mais rica, plena e mais produtiva. Naquela época (1957), em gratidão, pedi humildemente que fosse dado os meios e privilégios para fizesse os outros felizes através da música ".

Coltrane foi premiado com um Prêmio Pulitzer Especial 2007, citando sua "improvisação magistral, musicalidade suprema e centralidade icônica da história do jazz".

Sinceramente ? Admiro e ouço sempre, mas nunca consegui me envolver com paixão ouvindo Coltrane, Thelonius Monk, Miles Daves e outros mestres. Não consigo alcançar. Um dia, quem sabe, consiga.

Viver é Perigoso

Um comentário:

marcos antonio de carvalho disse...


Otimo documentario sobre Coltrane na Netflix.