Translate

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

DA IRONIA


É bom não a confundir com comicidade. Cômico é quando descubro fraquezas no forte. Por exemplo: quando Napoleão cai do cavalo. Irônico é quando descubro que o forte é fraco. Por exemplo: que Napoleão perdeu em Waterloo, justamente quando pensava que ganhava a batalha. Por isto, o cômico é banal, descobre o que todos já sabem. Mas o irônico pode não ser banal, ele descobre o ignorado. E dizer que a humanidade é cômica, é dizer besteira - porque todo mundo sabe disto. Mas falar em ironia do destino, embora seja chavão, não é necessariamente besteira - porque a descoberta é sempre penosa.

Ironia é método retórico, é uma maneira de falar sobre coisas. Em grego significa: "falar disfarçado". Existe a ironia "barata", é quando disfarçamos sem necessidade, ou para enganar os que nos ouvem. A ironia "barata" é método caro à demagogia. Mas existe também um certo tipo de ironia tão cara, que pode custar os olhos da cara. Não é fácil a distinção entre os dois tipos. Exige ouvido atento.

Sobre a auto-ironia: O fraco, para defender-se do forte, corta-se, ironicamente em pedaços. Talvez para mostrar ao forte o quanto é fraco ao oprimir o fraco. 

E, no entanto, arma que pode ser libertadora. Já que pode mostrar não apenas o quanto o forte é fraco, mas também o quanto é forte o fraco. Outro aspecto da ambivalência da ironia. Um poeta tcheco diz isto: 
"Povo nenhum ainda morreu, enquanto tem piadas". O espírito sopra aonde quer, e também na ironia.

Vilém Flusser

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Zelador vc me lembrou apalavra de ordem dos vereadores ; economicidade! Para eles significa não fazer nada com a grana e devolver para o executivo gastar ! É pra chorar de rir....PQP !

Edson Riera disse...

É prá chorar de rir -

Podiam, usando a grana devolvida, pelo menos contratar um projeto para a construção de uma sede própria para o legislativo, já prevista para estar localizada ao ladinho da prefeitura. Ficarão bem próximos, fisicamente, do Chefe.

Zelador