Translate

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CARTA QUE RECEBI

Itajubá, 26 de janeiro de 2017

Oi Zé, 

O evento de terça passada foi praticamente igual ao ocorrido em nessa mesma época em 2010. Na minha modesta opinião só temos uma possibilidade de evitarmos essas cheias do Zé Pereira: temos que segurar o excesso de água a montante da cidade. Essa possibilidade foi discutida no então Comitê de Instalação do Partec com a proposta de construção de 2 lagos para embelezamento e controle de cheias na área da fazenda desapropriada. Teriam a possibilidade de laminação de 1 metro com o acionamento automático de comportas. Pelos cálculos então feitos pelo responsáveis pelo sistema de monitoramento essa laminação reduziria em 90% as cheias nessa microbacia. Lembramos sempre mais 2 problemas dessa bacia: sua constante e célere urbanização e o estrangulamento no trecho canalizado do ribeirão entre a Rua Américo de Oliveira e a Major Belo.Só que como o ocorrido nos outros eventos, daqui uma semana teremos esquecido até a ocorrência do próximo. Outra constatação: nos bairros Anhumas, Medicina a arredores já estão acostumados...

Celem

Blog: Os estudos feitos por "adversários" não são considerados pela Administração Municipal. Um dos únicos aplicados foi o projeto sobre o trânsito da cidade elaborado no governo Dr. Jorge. É a política arcaica.

Viver é Perigoso 

2 comentários:

JORNALOSULDEMINAS disse...

Caro Edson Riera: a proposta relembrada é a solução para o angustiante problema que enfrentamos quase todo ano nesta parte da cidade. Duvido que o atual prefeito conheça o projeto/conceito para a solução de tão grave situação. E se conhecer, duvido que tente assumir a iniciativa para a solução das cheias localizadas. E ainda, nunca é bom esquecer que este prefeito DESTRUIU o sistema de monitoramento de cheias que funcionou até pouco tempo atrás. Na época, para justificar a destruição do que funcionava, o prefeito informou que instalaria algo mais "moderno, de última geração". NADA FOI FEITO. Na cheia da última terça-feira, ouvi da boca deste moço que ocupa, ainda, o cargo de prefeito, que ele estava monitorando o nível do rio: no olho. É de matar de raiva tanta incompetência e presunção provocando o desastre em Itajubá.
Permita uma correção: a administração de Rodrigo Riera NÃO utiliza e NUNCA utilizou o plano de trânsito contratado na gestão de Jorge Mouallem. Tudo é diferente naquele projeto, aliás, excelente. Como sempre, tudo o que foi feito na gestão anterior não serve para a atual. Uma lástima. Abraços, Santiago

Edson Riera disse...

Jornal O Sul de Minas,

Permita-me: Estive na apresentação do Projeto de Trânsito contratado pela prefeitura na governo Dr. Jorge. Como sempre acontece, por criticar aquela Administração era persona no grata.
Achei o estudo interessante e tinha a proposição de medidas imediatas, de curto, médio e longo prazo. Ainda tenho um DVD com cópia da apresentação. Foi comentado no blog na época.
Ouvi, se não me falha a memória, o Diretor de Trânsito (hoje vereador) mencionando positivamente o Projeto Dr. Jorge. Alguma coisa foi utilizada.

Quanto ao assunto enchente quem paga o pato somos nós. Repito: política arcaica.

Zelador