Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

PRÓXIMOS E DISTANTES

Talvez, não seja muito pouco o que a Unifei gostaria de ter como compromisso do Prefeito. Na certa, considerando o relacionamento nos últimos quatros anos, a nossa Escola esteja querendo o impossível. Veremos. 

Senhor Rodrigo Riera Candidato a Prefeito do Município de Itajubá 

Assunto: Agenda UNIFEI para os candidatos a Prefeito – Município de Itajubá 

Esses são os compromissos que gostaríamos que o futuro chefe do executivo municipal se comprometesse a atender:

1. Visto que as atividades de incubação (INCIT e INTECOOP) já contribuem efetivamente em impostos para o erário municipal, que a Prefeitura Municipal retorne parte dos mesmos para a sustentabilidade econômico-financeira das incubadoras e do Parque Científico e Tecnológico. Especificamente, nos interessa que pelo menos 50% dos valores arrecadados com o ISQN das empresas, no ano anterior, que participam dos processos de incubação e parque científico e tecnológico sejam revertidos para as atividades das incubadoras e de inovação.

2. A UNIFEI já está com o registro definitivo do imóvel no qual se localiza seu campus sede. Necessitamos agora que o imóvel do campus sede seja regularizado junto à Prefeitura Municipal de Itajubá. Ato contínuo é nosso interesse nominar nossos logradouros, ou seja, nossas ruas, praças, prédios, etc., homenageando as figuras ilustres da nossa história. Todavia, queremos fazê-lo mediante norma específica da universidade e deliberação do conselho máximo da universidade, o CONSUNI. Para tanto, contamos com o empenho do executivo junto ao legislativo municipal para que este processo seja exclusivamente associado àqueles nomes afetos à história da Universidade. 

3. Cerca de 10% do currículo das instituições federais de ensino superior deverão estar afetos à extensão social e educacional. Nesse sentido, quais seriam alguns dos temas de seu interesse para uma futura parceria entre a UNIFEI e o executivo municipal? 

Atenciosamente, 

Prof. Dagoberto Alves de Almeida Reitor – Universidade Federal de Itajubá

11 comentários:

Anônimo disse...

Este documento foi enviado aos 3 candidatos a prefeito, se responderam, comprometeram ou não, não saberemos.

...

Anônimo disse...


Cerca de 10% do currículo das instituições federais de ensino superior deverão estar afetos à extensão social e educacional. Nesse sentido, quais seriam alguns dos temas de seu interesse para uma futura parceria entre a UNIFEI e o executivo municipal?

Pergunta retórica e que demonstra má-vontade de quem perguntou.
Perguntou, passou a bola para o RR e agora fica de braço cruzado esperando a resposta. Muito cômodo. Se o RR não responder, já vai ter uma desculpa na ponta da língua: “Tá vendo?! Eu perguntei e ele não respondeu...”. Quem faz esse tipo de pergunta na verdade não quer resposta. É só para constar.

Por que, ao invés de perguntar, o reitor não demonstra boa-vontade e disponibiliza os projetos de extensão existentes, para a PMI poder fazer as opções que desejar? Ai eu já estarei querendo demais, não é?! Duvido que ela vá fazer isso. A PMI pode escolher, e aí eles vão ter muito trabalho.

Edson Riera disse...

Anônimo das 15:29 horas,

O Prefeito foi eleito (contratado) para administrar a cidade. O Reitor para cuidar dos Campus da Universidade. Creio que cabe ao Prefeito buscar uma reaproximação com a nossa Escola e propor cooperação.
Sinceramente ? Não irá acontecer.

Zelador

Anônimo disse...

Gostei do prefeito "contratado". Bem oportuno.



...

Anônimo disse...

Não com esses dois administradores. São água e óleo. Talvez um dia a UNIFEI e seus gestores percebam que não habitam uma bolha.

Edson Riera disse...

Anônimo das 17:34 horas,

Como curiosidade : O Reitor já foi definido oficialmente pelo Ministro da Educação e pelo Presidente da República ? O Presidente é do PMDB e o Ministro do DEM. A lista tríplice foi encaminhada para a Brasília e...como O Reitor apoiou a Dilma...nada mais me surpreende na terrinha.

Caso já tenha sido nomeado, esqueçam,

Zelador

Anônimo disse...

Zelador,

Vamos torcer pra não haver Reeleição, né, vc sempre diz ai.
Com o segundo as coisas provavelmente serão melhores. Petista é f....
Agora cada um no seu quadrado, este negocio de parceria é tudo bobagem, queremos uma prefeitura que cuide da cidade e escolas que cuide dos alunos, em cidade pequena é o melhor.

Anônimo disse...

A UNFEI está dentro da cidade... E a Universidade tem muito mais a oferecer do que essa à Universidade!

A UNIFEI vive de verbas federais e itajubá lucra muito com a presença dela aqui: Gastos dos alunos, estudo para jovens daqui em função da facilidade de estadia e apoio da família, ex-alunos que criam raizes e voltam rotineiramente - Eu (e gastam) aqui...etc...etc....

Acredito que a proposta de cooperação tem que partir do Prefeito!

Mas o reitor deu o primeiro passo!

Edson Riera disse...

Anônimo das 18:58 horas,

Realmente sou contra reeleições. Mas acontecendo, defendo sempre o mais votado, desde que tenha acontecido uma eleição sem vícios, com sempre acontece na nossa Escola. Gosto e admiro os outros da lista.

A Unifei é uma referência e a Administração Municipal parece não admitir.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 20:21 horas,

O que interessa para os políticos são os votos. Ponto.

Zelador

Anônimo disse...

A Unifei é uma referência e a Administração Municipal parece não admitir.

Zelador,
Precisamos separar as coisas, cada um no seu quadrado, esta conversa de incubadora é pra universidade e eles que cuidem de seus projetos.
Não tem que ter parceria nenhuma.
Cada um que se vire.