Translate

domingo, 2 de outubro de 2016

O CERTO E O COERENTE


Neste conjunto de coincidências, finitas ou infinitas que é a existência, o espaço para certezas parece sempre ser muito reduzido. Verdade permanente, imutável e incontestável é algo que nunca encontrei.
Um ex-chefe e atual amigo me disse, décadas atrás, que estar certo é melhor do que ser coerente. Ser coerente é compromisso com a certeza. Certezas, por serem imutáveis, quando tomadas como único e exclusivo critério de decisão, levam fatalmente a erros permanentes. Certezas desenvolvem a capacidade toxica de ignorar dificuldades e contradições.
Certezas são permanentes demais. Melhor sempre estar convicto do que ter certeza. Convicções são sempre temperadas pelas dúvidas. Dúvidas abrem os olhos; aguçam os sentidos; iluminam os caminhos; geram a critica permanente; garantem a fidelidade das ideias; servem de limite à coerência.
Dúvidas moldam o pensamento à semelhança da realidade. Dúvidas não têm compromisso com o erro.
Convicção é sempre transitória. A convicção precede a ação. Permite que se compare intenção e fato. E aceita o resultado com olhos abertos. A convicção admite mudança. Mudam os fatos, muda a realidade, mudam as convicções. A convicção não permite que a consciência seja escrava da coerência.
Convicção é crença com razão. É acreditar em algo para não acreditar em qualquer coisa. É adaptar o pensamento quando as razões se transformam. É a lembrança permanente, e sempre educativa, de que tudo é mais complexo do que somos capazes de perceber.
O que se faz sob pressão, quando as coisas não vão bem, define o que se é e no que se acredita. Crises testam o aço das convicções. Nelas, o conjunto de convicções orienta a ação. Na encruzilhada, é a convicção, não a certeza, o recheio das decisões acertadas. 
Grandes desastres começam com certezas. Grandes realizações se alimentam de convicções.
Melhor estar convicto do que ter certeza.

Elton Simões

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Riera,
Bom dia!
Quero te agradecer pelas dicas, cheguei para votar e fui na praça (sou itajubense de fim de semana), ta bonita, gostei.
Bom, para prefeito vou de 15 Riera, não confio muito pelas suas considerações mas vou colocar alguém para "cuidar" dele o tempo todo;o incansável, Chico, o 0007! Com isso volto pra Saõ Paulo na certeza que contribui para minha cidade.
Estarei seguro de que o Chico saberá e não deixara que aconteça nada de errado na administração publica. Resolvido.
Abraço
ET: O perfil do outro realmente não me agradou em nada, não deve ser o representante de nossa "terrinha", não dá!