Translate

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

FORAS DA LEI

Estão fazendo enquetes telefônicas na terrinha sobre as próximas eleições. Muita gente já recebeu consulta, através do seu telefone fixo. Disque 1 para Rodrigo Riera, disque 2 para Ricardo Mello e disque 3 para nenhum deles.
A Lei eleitoral não permite esse tipo de consulta.
Na eleição passada foi utilizada para relacionar o dono do telefone fixo com sua posição eleitoral.
Após as eleições, me foi mostrada uma listagem de computador, com o número de minha residência e a opção eleitoral fornecida.
Ameaça velada, uma vez que não contém nenhum significado científico.
De forma discriminatória, sequer mencionam o nome da candidata Renata França, do PSTU.

"A nova legislação eleitoral proibiu, a realização de enquetes ligadas às eleições 2016. A definição de enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. 
Por outro lado, a pesquisa eleitoral requer dados estatísticos obtidos junto a uma parcela da população de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos que disputam determinada eleição.
Portanto, a divulgação de enquetes e sondagens em desacordo com as regras previstas na legislação é considerada um ilícito que pode ser punido com o pagamento de multa que varia de R$ 53 a R$ 106 mil. A multa está prevista na Lei das Eleições (parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97).
A Lei das Eleições, porém, foi modificada e passou a proibir esse tipo de consulta informal"

Tentarão, como sempre, driblar o estabelecido alegando que a consulta é apenas para orientação interna. Mas, quase sempre, os resultados são distorcidos e apresentados, anonimamente às vésperas das eleições.
.
Viver é Perigoso

13 comentários:

Anônimo disse...



Seria oportuno você avisar a petralhada que para ir na carreata do 18 não é conveniente ir de vermelho, com bandeiras, estrela; vamos de rosa, de branco, vamos seguir em frente.....

Anônimo disse...

Zeladro,

Interessante que os jornais na terrinha não se pronunciaram,nenhuma pesquisa?! Alias todos no muro; Porque será?
Bom só pode ser o seguinte; quem esta na frente ta tranquilo, quem esta em segundo prefere ficar quieto; com a merda no pescoço é melhor mesmo não mexer muito; ta certo.

Anônimo disse...

Boa tarde Zelador!
Fato curioso;
Notei que as postagens do blog diminuíram recentemente!
Será que a tropa está toda na rua?
Afinal só faltam 10 dias.

Anônimo disse...

Esse é o número que aparece no bina 1001144444444

Anônimo disse...

Já foram protocoladas no PARDAL, do TSE, várias denuncias com prova, posts e gravadas, sobre esta pesquisa.
Agora é esperar a Justiça agir.

Anônimo disse...

Aos anônimos todos deste post aguardem na edição deste quarta feira do jornal independente uma pesquisa arrasadora em favor do RR (já vimos esse filme antes e o final não foi feliz - lembram-se?)

Ao anônimo das 12:10, porque camiseta rosa? alguma coisa enrustida e sem definição de sua parte?

JORNALOSULDEMINAS disse...

Da parte dos Jornais O SUL DE MINAS e JORNAL DA CIDADE, nenhuma pesquisa registrada foi entregue para ser publicada. Se fossem, seriam devidamente conferidas para, eventualmente, serem publicadas. A estratégia de se publicar pesquisas falsas/verdadeiras é conhecida, mas, muito arriscada nos dias de hoje, tempos de LAVA JATO. Se a estratégia for tentada, será uma ótima oportunidade para desvendar o desconhecido.

Anônimo disse...

Zelador,

Devemos aplaudir o Santiago que com seus jornais decidiu pelo apoio ao candidato Ricardo Millo,alias hoje o The New York Times declarou apoio a Hillary Clinton e como os americanos sabem o que fazem devo entender que ele esta na vanguarda, no caminho certo.
Claro que devo cobrar do outro jornalzinho, o independente, a grandeza devida de sair do muro pois já não somos mais idiotas assim como tantos pensam.
Ainda dá tempo de colocar o 15 na capa, contra capa , meio e fim, ou não?
Pesquisas? Sei não, não terão a devida coragem é uma faca de dois legumes.

Anônimo disse...



Zezinho, Como foi as caminhadas e carreatas por ai, mande noticias, esta semna não deu pra ir na terrinha, cursos e plantões, aqui em SJC.

Anônimo disse...

O jornal independente, independente de quem ganha, é governo. Tipo PMDB. Pagou levou.

Edson Riera disse...

Anônimo de SJC,

Empatou. Desde ontem estou distante da terrinha e não fiquei sabendo do andamento das campanhas.

Zelador

Anônimo disse...

Passou uma carreata aqui no bairro.
Colorida, alegre mas pequena.

Anônimo disse...

Esta carreata é a do Chico, muito boa, logo vai ter do RMello que vão estar todos juntos né Chico. Todo mundo de verde, nada de petistas vermelhado, viva o Chico.