Translate

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

AOS SENHORES ANÔNIMOS


O texto abaixo é de autoria de Hélio Beltrão, parte de um capítulo do XV volume da série "Pensamentos Liberais", livro lançado em 4 de abril de 2011 pelo IEE.

"Aquilo que Thomas Jefferson chamou, na Declaração de Independência, de "longo trem de abusos e usurpações", começa em geral — no que se refere à censura — pela proibição ao anonimato.
O anonimato protege o autor de eventuais perseguições, de chantagens e de ataques maliciosos de ordem pessoal, e mantém o foco nas ideias.
Os fundadores dos Estados Unidos sabiam da importância do anonimato, e o consagraram na Constituição. Alexander Hamilton e James Madison escreveram os "Federalist Papers" sob o pseudônimo"Publius" , e vários outros fundadores utilizaram pseudônimos diversos de tempos em tempos.
Recentemente, em 1995, a Suprema Corte, declarou: "A proteção de discursos anônimos é vital para a democracia. Permitir que dissidentes protejam sua identidade os libera para expressar visões críticas defendidas por minorias. O anonimato é a proteção contra a tirania da maioria".

Adicionalmente, o anonimato on-line protege aqueles que desejam reportar abusos e ilegalidades cometidos pelo governo ou companhias, protege defensores de direitos humanos contra governos repressores e auxilia vítimas de violência doméstica a reconstruírem suas vidas em um ambiente ao qual seus violadores não cheguem. No Egito, um dos maiores articuladores da revolução foi um anônimo conhecido como ElShaheed (mártir, em português), que controla uma página no Facebook denominada "We Are All Khaled Said", que possui centenas de milhares de seguidores.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Zelador, boa tarde!

Dia agitado ontem, aqui na PM foi sucesso o seu blog, comentários mil.

Não vou "esculachar" a AC hoje pois até descobri que o seu caçador de anonimo anda atento e como ele acha quem sou, um fracassado, certamente não me encontrará! (rs).

De toda forma este seu post mostra aos babacas e arrogantes metidos a besta que o anonimato muitas vezes é necessário e quem odeia anonimo certamente não tem competência para entender determinadas coisas, digamos mais profundas, a eles nosso desprezo total.

Numa terrinha onde a mediocridade, arrogância, falsidade, hipocrisia vive em moda realmente é mais difícil para as pessoas comuns, de bem , se exporem pois são atropeladas por atitudes nojentas; não é covardia não é saber o que pode ser feito;com as armas que temos; veja ai que por exemplo agora os anônimos colocaram certas pessoas no devido lugar e na media contribuem para muitas coisas.
Parabéns pela sua competência em administrar estas situações e siga em frente pois é melhor ter seus anonimos participando, discutindo que ter um veiculo onde ninguem comenta absolutamente NADA!
Ah, para o caçador de anonimos, para os que criticam a maneira de escrever, as frases colocadas, o jeito e tal, ? Vão caçar coquinhos...kkkkkk é nois no pedaço e viva o Zezinho Riera que nos deixa respirar e vomitar nossos pensamentos....

Anônimo disse...

O anonimato protege o autor de eventuais perseguições, de chantagens e de ataques maliciosos de ordem pessoal, e mantém o foco nas ideias.

Muito bom, imagina eu falando mal de certas pessoas?

Edson Riera disse...

Anônimo das 13:29 horas,

Vamos adiante.

Zelador