Translate

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

PRÁ PENSAR !


"Nada abate mais moralmente uma sociedade do que o desrespeito à inteligência e à capacidade de análise das pessoas. Por isso, têm irritado e provocado crescentes dúvidas, a falta de transparência, o indisfarçável constrangimento de algumas autoridades perante a opinião pública, o descaramento de outras ao negar o que já está documentalmente provado e a negligência de muitos políticos em relação ao cenário adverso. "

João Guilherme Ometto

10 comentários:

Anônimo disse...

Edson, mais uma dica de post.

O OlhÔmetro

Acabei de ler o informativo da Secom "A Prefeitura Faz – Informa" e me chamou a atenção o seguinte informe:

Plano de contingência de enchentes: rio Sapucaí e ribeirões estão sendo “monitorados”
Monitoramento

Durante o período chuvoso e com iminente risco de enchentes haverá plantão de 24 horas pelo COMPDEC, monitorando-se “visualmente” o rio Sapucaí e os ribeirões Anhumas, José Pereira e Lourenço Velho, com apoio técnico do Instituto de Recursos Naturais da Unifei. Quando houver ocorrência provável de enchente, dependendo do nível de alerta, o COMPEC providenciará a convocação dos órgãos responsáveis para as medidas necessárias e alertará os meios de comunicação para informar à população.

Avaliação de um anônimo:

Até o ano passado o Sistema de Monitoramento da UNIFEI funcionava em nossa cidade, agora estamos voltando à era da civilização egípcia, que costumava monitorar as enchentes "visualmente" no médio e baixo rio Nilo para poder cultivar suas férteis terra; o que contribuiu para o desenvolvimento da agricultara e do crescimento da população.

Não sei, e talvez não saibamos qual foi exato motivo que levou a atual administração a encerrar o contrato com UNIFEI/COPASA do sistema de monitoramento de enchentes.

Agora, soltar uma nota dizendo que o monitoramento será “visual”, digo no OlhÔmetro”, penso que estamos caminhando para uma “involução”, principalmente no que diz respeito à engenharia hídrica, aliás, temos um curso em nossa UNIFEI criado há quase 20 anos que poderia contribuir para um monitoramento mais eficaz e eficiente, além de outros cursos como as engenharias ambiental, controle e automação e ciências atmosféricas. Sabemos também, que existem divergências dentro da própria UNIFEI sobre a operação de tal sistema, inclusive dentro do próprio Instituto de Recursos Naturais.

A velocidade das águas pode sim ser monitorada visualmente, mas agora a prefeitura dizer que dará tempo para avisar a população é no mínimo uma afronta, principalmente aos nossos olhos, pois, quando as águas chegarem e passar dos nossos umbigos, num instante vai cobrir nosso olhos e muito pouco teremos a fazer, a não ser contabilizar ao estragos.

Edson Riera disse...

Anônimo das 07:43 horas,

Questão que preocupa a todos.

Vamos discutir o assunto.

Zelador

Celem disse...

Contribuição para discussão de quem participava do sistema:
De que que adianta monitorar os rios aqui na cidade? Aí já é o acontecido. O sistema, infelizmente desativado, era bom porque previa uma antecipação ou não dos eventos para o Rio Sapucaí, com as respectivas manchas de inundação. Cada bairro, cada rua. 7/8 horas para Itajubá ( Sta. Rosa); 15/16 para Piranguinho; 24 para Sta. Rita, etc. Voltamos para a idade da pedra. Cada um vai para a beira do rio coloca uma varinha e constatam está subindo, está caindo. Ou todo mundo, inclusive a imprensa, na régua da Fepi. E dá-lhe catastrofismo.
Celem Mohallem

Edson Riera disse...

Celem,

Que estamos lascados já sabemos. Que estaremos lascados com a água no pescoço não foge às possibilidades.

Abraço,


Anônimo disse...

Zelador, parece que você não entende as coisas ou faz de bobo. Enchente dá votos!! Lembra do Seu ex querido chico nas eleições de 2000. Saiu de salvador da pátria,trouxe governador presidente, etc, etc, arrecadou tanta coisa que até sobrou para distribuir para os municípios vizinho, quase foi eleito deputado federal. Eu te pergunto qual escola chico estudou? Na única especializada nesse assunto que têm em itajubá, A ESCOLA DO BASTIÃOZINHO, aliás todos os prefeitos de itajubá estudaram nesta escolinha.
Bastiãozinho, desde o primeiro dia da posse está torcendo para dar uma enchente e maior que a de 2000. E falta de ações para isso não foi, desativou o monitoramento, está aterrando a várgea da piedade, autoriza toda e qualquer obra ás margens dos rios, etc, etc. Duas coisas estão contribuindo para que esta enchente não aconteça são pedro que parou de mandar chuvas e a crise financeira que está impedindo que bastiãozinho faça os aterros com mais rapidez.
E chegamos no último ano, agora, bastiãozinho está desesperado, vai dormir e acordar pensando só em enchentes, se não acontecer a reeleição pode estar comprometida.

Edson Riera disse...

Anônimo das 09:32 horas

Em termos de ganhos políticos a sua análise faz sentido. Em termos de pessoas uma enchente como a de 2.000 é uma desgraça. Vivemos isso. As águas atravessaram a nossa casa, na altura de 40cm e com correnteza. Sem contar com perdas materiais, que são resolvíveis, fica a sensação de impotência com relação a natureza e o muito que deixou de ser feito. Participei diretamente daquele acontecimento e assisti, depois que baixaram as águas, muitas famílias sentadas desoladas na calçada.
Não creio que o Prefeito pense assim.

Zelador

Anônimo disse...

Ahhh zelador acha mesmo que bastiãozinho alguma vez na vida, por um instante que seja, pensou no bem das pessoas!! Faz me rir. kkkk

Anônimo disse...

Outro dia ouvi o responsável pela defesa civil. Tem gente que entende do assunto e não está no sistema. Tem gente que não entende nada e está. Caso aconteça uma enchente pqp!.

Edson Riera disse...

Anônimo das 09:37 horas,

Se é que entendi bem, o plano emergencial da atual administração exige apenas que os observadores tenham boa visão (para observação) e voz potente para gritar socorro.

Zelador

Anônimo disse...

Aí zelador parabéns, até que enfim entendeu! E isso que estou tentando te explicar! É nessa hora que bastiãozinho parte para o abraço!!!