Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2015

ZONA AZUL COM TONS DE CINZA


Um sistema de estacionamento na área central da cidade era reivindicado há tempos pela população. Era por demais evidente a dificuldade para encontrar uma vaga para estacionar. Os cidadãos e o comércio, de forma geral, eram prejudicados.
Em tempo distante, um sistema de zona azul funcionou na cidade. Era beneficente e educador. Por complicações diversas deixou de funcionar.
Agora estamos diante de um negócio. 
A implantação da zona azul e de quebra de uma zona verde. Aparentemente deixaram de lado a bem vinda rotatividade dos veículos para almejar lucros, buscar recursos, tanto com o arrecadado pelo estacionamento, como pelas multas que serão geradas.
Como todos, repito, todos os empreendimentos da prefeitura, nos tempos atuais, não seguem em total harmonia. E esse não teria porque ser diferente.
De imediato chamou atenção pelo alto valor cobrado em comparação com cidades vizinhas e inclusive de maior porte. Erro  !
Segundo, a criação  da tal zona verde, ou melhor, o que poderia ser considerada a área de escape para aqueles que precisam do estacionamento quase em tempo integral. Erro !
Terceiro, a parcela leonina (70%) generosamente concedida para a empresa ou empresas ou pessoas, exploradoras do serviço. Erro!
Quarto, pela prefeitura ficar responsabilizada por parte do serviço, percebendo a módica parcela de 30%, contanto é claro com um bom volume advindo das multas. Erro !
Quinto, a complicação da utilização do sistema digital para grande parte da população. Resolvível com o tempo.
Sexto, a não totalmente transparente licitação. Se é que aconteceu. Empresa ganhadora sem experiência, sem tradição, com dois ou três nomes, sede em escritório de advogados e segundo informações correntes no mercado, com leque de ligações pessoais perigosamente próximas. Fácil de esclarecer.
Um sistema rotativo de estacionamento, no caso de Itajubá, vem ao encontro do interesse comum.
Mas para que facilitar se podemos complicar ?
Está se tornando uma marca registrada.
Num Enem de serviço público estariam reprovados.

Viver é Perigoso

34 comentários:

Anônimo disse...

Merece um quadro esse seu post.
Falou tudo e mais um pouco. Doa a quem doer.

Abraço.

Anônimo disse...

Acredito que falta "sangue" na nossa gente...
Se fosse "outro" povo, o que faríamos?
Boicote geral ao uso da tal zona azul, verde, vermelha, etc.
Vamos andar à pé gente...Economiza gasolina, faz bem para a saúde e elimina governantes indesejados...
Somente esta linguagem é entendida pelos nossos "governantes".

Anônimo disse...


Finalmente vc revelou o que todos sabiamos. Em pleno 2015 e em plena era da informatica, a gente finge que eh anonimo e vc finge que nao consegue rastrear nosso IP.

Eu, por exemplo, estou no meu horario de folga em uma plataforma BR, aqui na Bacia de Campos, e tenho certeza de que vc acredita nisso!

Anônimo disse...

Zelador, parabéns pelo texto. Soa um ciumezinho: por que não fui eu que escrevi.Anônimo das 17:53 como diriam os ecochatos,faltou o benefício ambiental. Menos carro menos poluição. Já pensou esse pessoal cuidando do caótico trânsito de SP? Resolveriam! em 2 ou 3 tempos mas resolveriam kkkkkkkkk

Edson Riera disse...

Anônimo das 17:33

Pois é...seria melhor escrever sobre outros assuntos.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 18:15,

Os serviços não são terceirizados ? Então não se trata da utilização da repartição. Meu filho tem estado nessa de plataforma. Não invejo e me preocupa.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 18:29,

Tenho um sonho. Participar de uma reunião de planejamento da prefeitura.
Iniciativa o pessoal tem.

Zelador

Luciano O2 disse...

Planejamento ??? Isso existe?
Começar uma obra como a da ponte da Avenida (e lá se foram 600K) e terminar como terminou;
Essa revitalização do centro (cara!) com um cronograma para lá de elástico; e tantos outros exemplos ...
Falta um bom escritório de projetos nessa administração, pode até haver boa vontade e iniciativa, mas só isso não é suficiente.

Edson Riera disse...

Luciano,

Estamos lascados. Não admitem a existência de falhas. Esses erros bobos custam, desgastam. E depois dizem que somos negativistas.

Abraço

Zelador

Anônimo disse...


Vc é negativista sim, zelador! Só realça o lado negativo das coisas. Apontar erros e colocar defeitos isso até meu filhinho sabe fazer.
Doze "longos" (Como vc mesmo disse. Se foram longos, subentende-se que não foram bons) dias de afastamento, não foram suficientes para aplacar o negativismo em seu coração.

Edson Riera disse...

Anônimo das 10:00,

Tentarei desenhar:
As ruas são públicas. A prefeitura tem a obrigação de coordenar o trânsito e providenciar o conforto da população e nisso está incluso facilitar o acesso dos clientes nos pontos de comércio. A Zona Azul proporciona uma rotatividade maior dos veículos estacionados na região comercial. Os donos das ruas (povo) são penalizados com uma tarifa que poderia ser benéfica para todos. Resumindo, a Zona Azul deve ser criada para isso e não para aumentar a arrecadação.
Isso é pessimismo ? Falar o que de bom ? Indique.

Zelador

Anônimo disse...

Falar de bom? Muito fácil. Um lado positivo disso, é que agora esse pessoal não vai poder mais usar a rua como estacionamento particular. Para vc ter uma idéia, ultimamente até carro à venda a gente estava vendo estacionado. Ou seja, o cara chegava bem cedo e colocava o carro para vender, em uma vaga bem estratégica. E ficava o dia inteiro ocupando vaga. Isso, sem contar com o pessoal das lojas que estacionava os carros em frente ao local de trabalho, ocupando vagas de possíveis clientes.

O pessoal faz questão de R$ 3,00 mas não liga, ou finge que não vê, quando a conta de energia elétrica sobe absurdamente, sob os pretextos mais fracos possíveis.

Fazem questão de 20 centavos na passagem, mas enchem o carrinho de latinhas de cerveja nos supermercados. É só ficar na frente do caixa para vc comprovar.

Ou seja, isso tudo é oposição só pelo prazer de ser oposição. Simples assim.

Anônimo disse...

Anônimo das 10:00;
positivista em Itajubá só tem um, é bastiãozinho. Diga-se de passagem o "homi" é positivista até de mais. E "não larga o osso fácil" não. Tenho dito!

Anônimo disse...

Este anônimo não tem o que indicar nesse assunto e outros . Usa uma técnica antiga quase consagrada: bateu-levou. Não importa se tem argumentos/fundamentos. O zelador pode ser um mestre no desenho. O anônimo não quer enxergar. É a vida de quem se presta a isso.

Anônimo disse...

Zelador,

Alguma informação sobre a obrigatoriedade de aplicação da arrecadação dos recursos provenientes da faixa azul/verde em setores específicos ? Tô por fora.
E talvez a maioria da população não saiba onde será aplicado tal recurso.

Abraço.

Edson Riera disse...

Anônimo das 13.22 horas,

A pessoa, politicamente falando, pode ser positivista municipal e negativista federal e estadual. E a vida...

Zelador

Edson Riera disse...

Anonimo das 14.00 horas,

O anonimo das 10.00 horas nao se manifestou sobre outros pontos questionados. Falou somente sobre o preço.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 14.31 horas,

Tenho certeza que a parcela maior dos recursos originados pelo estacionamento rotativo irá para a empresa escolhida (70%). Eles empregarao a grana onde acharem melhor. Os 30% da prefeitura devera ir para alguma rúbrica especial, imagino eu, relacionada ao trânsito.
Vou reler a lei.

Zelador

Anônimo disse...


Prezado zelador, se eu falei somente sobre o preço, por que não publicou meu comentário? Com certeza vc sabe que o que disse ali é verdade. As pessoas só querem moleza e comodidade. Tudo de mão beijada. De graça, de preferência. Depois saem com aquela balela de "eu pago meus impostos", etc. e etc. Deficiências no processo são corrigidas ao longo do tempo. Normal, como tudo na vida. Vão querer fazer desse assunto um cavalo de batalha, assim como fizeram como aquela famigerada Alínea L, da qual nunca mais ninguém ouviu falar. Ou seja, se a gente pode remar contra, por que vamos remar a favor? Não é? Como eu já disse uma vez: as mesmas pessoas que colocam camiseta amarela e vão em manifestações pedindo moralidade na política, são aquelas que estacionam seus carros na contramão de direção, burlam o IR, burlam o INSS, saem sem pagar em restaurantes, e por aí em fora!

Anônimo disse...

Anônimo das 15:19 que argumentos! Justifique o preço de 3,00. Justifique um sistema chamado de rotativo e que não é. Justifique o pouco uso das vagas; justifique mais essa carga em cima da sociedade. Se justificar poderemos levar um debate a sério. Espere a próxima chuva forte invadir o pátio da Mahle, aí a famigerada alínea será digna do nome.

Anônimo disse...

O engraçado neste anônimo, que atualmente é frequente em diversos posts, é que ele parece ser próximo do Zelador. As insinuações de caráter íntimo que vem rotineiramente fazendo, a frequência dos assuntos atuais da cidade, a defesa feroz da administração RR......, sei não viu, ou é um ex amigo de infância ou ex amigo atual. Mas que esta ficando desagradável não tenho duvidas o que tem feito o Zelador polir as armas que estavam guardadas. Mantenha-se firme Zelador, a maioria esta com você.

Anônimo disse...

Infelizmente o único objetivo para a criação das tais "zonas coloridas" é arrecadação!
Posso ser pessimista, mas fazer o que? Vivo no Patropi...
Em uma país onde a maior empresa é assaltada sem o mínimo constrangimento (e faz tempo, não é só o PT), barragens rompem e destroem a vida de milhares (por falta de manutenção, fiscalização, vergonha na cara, etc.), crise hídrica no estado mais rico da federação (aliás, onde eu vivo atualmente) e não por falta de chuva e sim de planejamento / investimento.
Esperar o que?
Este é o anônimo do dia 17/11/2015 17:53

Anônimo disse...

Pera aí, pelo que entendi do anônimo das 15:19, só pode criticar a administração da prefeitura, virgens, vestais imaculadas. Nós, nós o povo, cometedores desses pequemos deslizes segundo ele, só servimos para votar, colocá-los no poder, pagar seus régios salários e nos submetermos a sua decisões imperiais sem discuti-las. Devia liderar uma campanha seletiva do voto, recusando os votos desses cidadãos. Faça-me o favor! Vá plantar batatas como já disseram aqui.

Edson Riera disse...

Prezado Anonimo das 15.19 horas,

Penso que publiquei o seu comentário. Vamos lá trocar uma ideias. Respeito as suas, é claro.
Somos favoráveis a Zona Azul no centro comercial. Concordamos. Acho um exagero o estabelecimento da Zona Verde. A rotatividade se faz necessária no centro comercial. Zona verde foi para aumentar os ganhos e consequentemente encher o saco da populaçao.Perfeitamente dispensável ao meu ver. O preço é alto para quem usa diariamente e por largo tempo. Comentários diversos sobre a jovem empresa ganhadora. Poderiamos ter esclarecimento sobre o assunto.
A alínea L não foi esquecida. Procure saber o que a Mahle pensa e se preocupa com a possibilidade de alagamento. Atente para os tecnicos ambientais (sim, são chatos, mas entendem do assunto). Com relaçao as pessoas, trata-se de educaçao e precisamos mudar. A melhor forma de educaçao e atraves do exemplo e os homens publicos, mais expostos, nao tem colaborado nada para isso. Ah ! e a mudança começa na nossa casa, na nossa cidade. Quem critica de forma nao generica, apontando erros e apresentando ideias para discussão, não está remando contra, esta e ajudando.
Voce não consegue imaginar se o Executivo atual estivesse na oposiçao, que inclusive, atualmente não existe na cidade. No poder, que aguentem firme e venham para a planicie.
(desculpe os acentos, etc - o teclado não e meu.

Zelador

Edson Riera disse...

Anonimo das 18.05,

O Anônimo que pensa diferente, e é um direito dele, possivelmente e conhecido de todos nos. Vamos levando a conversa num nivel legal, tentando mostrar que não somos oposição raivosa alias, acho ate que somos de boa paz.

Zelador

Anônimo disse...

Anônimo 18:05, pode tirar o cavalo da chuva! Não vai conseguir me jogar contra o zelador. Eu não sou inimigo, não ameaço e não sou contra o zelador. Em hipótese alguma. Muito ao contrário. Sou seu admirador. E se o zelador for se candidatar a algum cargo eletivo, com certeza terá meu voto (e eu já votei nele antes!), porque é de pessoas assim que a nossa cidade precisa.

Quanto aos meus comentários, é só a manifestação da minha opinião pois, como já se disse: toda unanimidade é burra!

Gostamos de dizer que estamos em uma democracia, mas não respeitamos opiniões diferentes. Tudo bem, querer ser compreendido por pessoas com o seu nível de inteligência é projeto fadado ao fracasso.

Pelo menos, me sinto bem em não ofender, baixar o nível do blog ou menosprezar aqueles que pensam diferente de mim.

Escrevo no blog porque acho interessante. A partir do momento que sentir que, com isso, estarei "vivendo perigosamente", simplesmente deixarei de fazê-lo. Simples assim

Anônimo disse...

Meu querido anônimo das 21:16, desculpe se meu baixo nível intelectual te ofende com minha manifestação que acreditava ser tão legitima e democrática quanto a sua. Perdoe minha insignificância. Mas ainda assim, peço sua permissão para dizer que seus comentários, na minha rasteira percepção, são como abraço de afogado. Zelador dispense os votos deste anónimo pois você não tera clima para governar esta cidade.

Edson Riera disse...

Anônimo das 21:16,

Criticamos o Prefeito e assessores por não suportarem opiniões diferentes das deles e nós mesmos não suportamos ler ou ouvir algo com que discordamos. O RR muda completamente a fisionomia e o comportamento quando ouve uma pergunta ou qualquer comentário que o desagrade. Isso se chama intolerância. Também sou próximo disso e o tempo tem me mostrado estar errado.
Vamos seguir conversando pois aqui, talvez seja ainda um dos poucos lugares que ainda dá para fazer isso na terrinha.

Abraço

Zelador

Anônimo disse...

Anônimo das 21:16, você vota no Zelador, mesmo ele afirmando que "corre o Chapéu" e os empresários locais fazem "vaquinha" para financiar as campanhas dele?

Anônimo disse...

Anonimo das 19:01, voce costuma ganhar discussoes mandando as pessoas plantar batatas? Muito fraquinho, entao. É por causa de pessoas do seu nivel que temos esses vereadores que aí estão. Certamente deve ser eleitor ferrenho do vereador do rodeios! Explique para nós o que você entende por pequenos deslizes. Você ensina seu filho a cometer pequenos deslizes? Posso cometer o pequeno deslize de pegar o som do seu carro?

Edson Riera disse...

Anônimos,

Quem votou no Zelador, votou e agradeço a confiança depositada. Quem não votou não votará mais, exceto quando a Boa Vista ficar independente de Itajubá, quando tentarei ser eleito vereador pelo município.

Zelador

Anônimo disse...

Zelador/candidato; para vereador você é fraco, não tem cheiro de povo. Tem que sair para prefeito, onde a eleição é ganha no dinheiro e quanto mais melhor. Pena que não poderá contar com bastiãozinho para cuidar da arrecadação. Esse entende muito do assunto!
Sugestão, apoie bastiãozinho que é melhor para você. No segundo mandato, ele te coloca lá na tecnologia para ajudar o tenente.

Anônimo disse...

Incrível como o uso da ironia (mal feita por mim neste caso) é incompreendida. Caro Zelador, desculpe minha falha em post anterior quando ao final publiquei " Zelador dispense os votos deste anônimo pois você não terá clima para governar esta cidade." Foi apensas uma figura de linguagem para lhe dizer que continue em sua trilhe e não de ouvidos aos que querem jogar você e o blog na vala comum.

Se lhe causei desconforto aceite minhas desculpas.

Edson Riera disse...

Anônimo das 10:39,

Valeu !

Abraço,

Zelador