Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2015

INVASÕES DO BRASIL


Daqui a alguns anos, com certeza, teremos as seguintes informações nas aulas de história do Grupo Escolar Rafael Magalhães, na Boa Vista, é claro.

Iª Invasão Francesa
Aconteceu no Rio de Janeiro. Durou de 1555 até 1567. Os franceses foram comandados por Villegaignon e expulsos pelo Estácio de Sá. Tinham interesse em madeira e em especial, no Pau Brasil.

IIª Invasão Francesa
Aconteceu no Maranhão. Durou de 1612 até 1615. Os franceses eram comandados por Daniel de La Touche. Ergueram o Forte São Luís. Foram expulsos pelos portugueses e pelos índios.

Iª Invasão Holandesa
Aconteceu na Bahia. Durou de 1624 até 1625. Foram expulsos.

IIª Invasão Holandesa
Aconteceu em Pernambuco. Durou de 1630 até 1649. Foi um bom período com o Conde Maurício de Nassau no comando. Foram mais ou menos expulsos. Mais ou menos porque foram indenizados pelos portugueses.

Iª Invasão Política
Aconteceu em 2002 e durou até 2018. Dezesseis terríveis anos. Os políticos, chamados de petistas e sua forte base aliada, tomaram o poder e gradativamente foram ocupando e aparelhando todos os espaços públicos. Utilizando Brasília como cidadela, através de acordos espúrios, distribuição de cargos, parcerias com velhos e experientes caciques políticos conseguiram quase alcançar o domínio absoluto. Desaparelharam as forças armadas e através de estranhas nomeações conseguiram obter a maioria dos votos nos tribunais superiores. Se impuseram junto aos menos favorecidos, com ajudas e financiamentos. Os poucos opositores, também políticos, ficaram tolhidos de movimento pelos rabos presos. Espalharam o poder pelos Estados ou Municípios.
Insaciáveis !
Com o passar dos anos as mentiras foram se aflorando, com o surgimento de uma casta de delatores, detidos por dois temíveis justiceiros. Joaquim e Moro.
Parte da imprensa não se acovardou e tão pouco aceitou receber parte do butim.
Os cofres públicos se esvaziaram. Deu-se início a prática de um novo esporte pelos detentores do poder. Pedaladas.
Todos roubavam. Avós, pais, filhos e netos. Grandes empresas foram obrigadas a cerrar as portas.
A classe média se esfalfava em bater panelas em sinal de protesto. Foi achatada.
O pacato e ordeiro povo, sem empregos, sem renda, sem saúde, sem segurança, sem sonhos, começou-se a organizar para retirar os ditadores do poder.
A revolta iniciou-se em 2016, quando das eleições municipais. Num crescendo impressionante, terminou pela grande mudança provocada pelas eleições de 2018.
Uma arma moderníssima foi posta em ação: Votos.
O Brasil ficou livre.

Viver é Perigoso 

12 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto. Parabéns, retrata claramente nosso tempo.

Anônimo disse...

Caríssimo Zelador; acho que foi por puro esquecimento seu, que não mencionou. Teve também a invasão do PSDB, que por muita incompetência de seus idealizadores, foi interrompida, com oito anos apenas. Lembra que o serjão mota falava que o psbd tinha vindo para ficar 30 anos no poder?

Anônimo disse...

Nada vai mudar, seja com o próprio PT ou com os outros partidos (PSDB, PMDB etc...etc...etc...) Estão todos no mesmo barco. Quanto a classe média, essa nunca gostou de dividir o pão, desde os anos de 1.000 cento e pouco quando Portugal se tornou independente. Estamos fadados a um Fado (do latim fatum = DESTINO) Português. Isso é a república das bananas. "Estamos lascados" -ER

Edson Riera disse...

Anônimo das 23:51,

Lamento.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 09:10,

Muitos políticos do PSDB estão citados nas entrelinhas. Quanto ao governo FHC, foi salvo de citação por ter controlado a inflação e ter estabelecido a responsabilidade fiscal.
Não foi pouco. Mais uma vez: Não sou filiado a partido algum.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 10:08,

Gostaria muito que alguma entidade local
promovesse na terrinha um debate sobre como sair da crise?

Seria interessante conhecer a opinião nossa, de interioranos.

Zelador

Anônimo disse...

Camarada, não existe CRISE Economica, existe crise POLITICA, coisa para a POLICIA RESOLVER.
O Brasil, estado e municípios, instituições, enfuim, estão sendo ASSALTADOS de tudo que é maneira.
Como diz Abilio Dinis o PAIS esta em liquidação, em PROMOÇÂO, tudo se pode comprar a preços baratos , a classe rica fficou mais RICA a media sempre na pobreza e o Pobre da mesma maneira.

Enquanto não prenderem TODOS os LADROES e lacrar o cofre vamos continuarr assim e não é o POVO quem vai resolver isso não, para mim ta demorando muito para que os MILITARES deem um basta nesta VAGABUNDAGEM ou nesta DEMOCRACINAGEM ( Tudo virou sacanagem).

Cadeia neles.
O POVO ? Ah. COITADO>>>>>>

Anônimo disse...






Gostaria muito que alguma entidade local.......
CHAME O ESPÍRITO DO DIDI MOCCO...Ta dificir.

Edson Riera disse...

Anônimo das 13:55,

Não temos pretensão de mudar nada, apenas trazer um pouco do debate para o município, onde na verdade, tudo começa.
Mas, pensando bem, ou melhor, pensando mal, a realização de um discussão geral sobre o tema poderia dar margens à desconfiança e princípio de rebeldia.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 13:54,

Desconfio, como um bom "pessimista", que o pior ainda não foi divulgado.

Realmente, também muitos homens, principalmente públicos, estão em liquidação. Reduziram os ganhos, colocaram as almas à venda nas trocas das culpas.

Zelador

Anônimo disse...

Zelador; sinceramente! Admiro muito esse seu amor pelo psdb e pelos seus membros. Façam o que fizerem!

Edson Riera disse...

Anônimo das 13:20,

Era outro PSDB.

Zelador