Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

IMPRENSA - PARA PENSAR


"É de mencionar, por exemplo, a circunstância de frequentar os salões dos poderosos da terra, aparentemente em pé de igualdade, vendo-se, em geral e mesmo com frequência, adulado, porque temido, tendo, ao mesmo tempo, consciência perfeita de abandonada a sala, o anfitrião sentir-se-á, talvez, obrigado a se justificar diante dos demais convidados por haver feito comparecer esses "lixeiros da imprensa" "

Max Weber (citado por Eugênio Bucci)

Bucci, continuando: ...
O eclipse da razão se aprofunda. A conjuntura nacional vive dias de breu e de loucura. Os discursos se embaralham uns aos outros, como numa peça teatral em surto, com vilões tomando para si as falas dos mocinhos e vice-versa. Os herdeiros do patrimonialismo pátrio se aliaram aos herdeiros de uma concepção idealizada da ditadura do proletariado. Cerram fileiras no discurso, Falam as mesmas frases. Pois bem: por que isso ? Se são uns o oposto dos outros, por que se aliaram ? Será que os ameaça um inimigo comum ? Sera que pelo menos isso eles têm em comum, um inimigo ?
Parece que sim. A julgar pelo que uns e outros andam dizendo, o inimigo que ambos atacam em parceria é essa entidade que eles preferem chamar de mídia. 
O que os apavora não é a "mídia" em geral, mas a imprensa, só a imprensa. Eles combatem a prática do jornalismo, embora não ousem a dizer esse nome. Não pegaria bem.
E porque detestam o jornalismo a esse ponto ? A resposta agora é mais fácil: detestam porque o jornalismo vive de expor o que uns e outros gostariam de esconder (ou precisam desesperadamente esconder).
Uns aprenderam a falar na língua dos teóricos da esquerda. Outros aprenderam a usufruir a fortuna da direita. Juntos, dizem que o maior demônio do Brasil é a imprensa, quer dizer, a "mídia". Não aturam ver seu próprio lixo revolvido pelo jornalismo. Para continuar com seus negócios, dependem das trevas e do eclipse da razão. A imprensa, por mais defeituosa que seja, só vive na luz. 

Trechos de publicação no Estado.

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

MOÇÃO CONGRATULATÓRIA
Para Vereador Luiz do Luizão, ou melhor Luiz das Lombadas, dos QUEBRA MOLAS
Em nome do povo do Novo Horizonte e da Boa Vista pelo EXCELENTE Trabalho (alias unico) de ter mandado colocar QUEBRA MOLAS e LOMBADAS em numero ABSURDO neste caminho sem fim.
Que seu percurso de trabalho e vida seja cheio de obstaCUlos assim como desejeou e fez para a nossa Gente.

Va buscar o que fazer Vereador ou melhor não faça nada.
Alias Extensivo ao Sr. Prefeito que deixa esta maluquices acontecer por toda a ITAJULOMBADAS....

Absurdo, 01 de Novembro deste ano

POVO DO NOVO HORIZONTE ( PUTO DA VIDA) Claro que merecem por não saber dirigeir e não ter educação, mas que enche o saco: ENCHE!


Edson Riera disse...

Anônimo das 15:47,

Concordo, mas que enche o saco, enche.

Zelador

Anônimo disse...

O amigo ai tem razão e até cabe a você fazer um estudo pois do condomínio/helibras até ao centro ja se perde a conta das horríveis lombadas; agora aquela do P4 é gozação merece troféu;
Alguem é maníaco por lombadas na SEMOB pode ter certeza. É Tara mesmo;
O que vereador gosta de lombada e de colocar nome em rua eu nunca vi igual ao que acontece aqui na terrinha. Enche o saco mesmo.

Edson Riera disse...

Anônimo das 20:34,

É uma realidade o abuso de motoristas irresponsáveis. Vez por outra, passa um na rua onde moro, fazendo 80 km/hora. Nos bairros, embora isso venha diminuindo, crianças correm pelas calçadas e entram na via de rolamento para recolher uma bola ou mesmo atravessar.
Um risco. Com a repetição dos abusos e a dificuldade de policiamento, os moradores terminam por solicitar a construção de quebra-mola como última alternativa.
Os vereadores e pessoal da prefeitura atendem com todo o gosto.

Zelador