Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ANTIGO ELDORADO


No início dos anos 60, a Companhia Siderúrgica Paulista - COSIPA, tornou-se um o eldorado para muitos recém-formados na nossa Escola de Engenharia.
A empresa foi fundada em 1953. Depois de 10 anos de preparação e projetos, foi inaugurada em dezembro de 1963 pelo então Presidente João Goulart.
Engenheiros formados em Itajubá tiveram grande participação na empresa. Lá também se desenvolveu a BPS Terraplanagens, do Sr. Benedito Pereira dos Santos, quando da construção da Usina. 
Em agosto de 1993, a COSIPA deixou de ser uma empresa estatal. Foi privatizada, através de um leilão na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, passando a ser controlada por um grupo de investidores liderados pela Usiminas.
Ontem, foi informado que a Usiminas decidiu interromper temporariamente as atividades das áreas primárias da Usina de Cubatão. Assim se justificou a empresa: 
"O referido ajuste objetiva reposicionar a Usiminas em um novo patamar de escala e competitividade perante um contexto econômico de deterioração progressiva do mercado siderúrgico".
A Usiminas, informou que as demissões chegarão a 4 mil empregos. Segundo o presidente do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, Florêncio Rezende de Sá, as demissões poderiam chegar a mais de 8 mil empregados diretos e indiretos. Ainda nos cálculos dele, a siderúrgica gera 10 mil empregos diretos e indiretos na região.

Blog: A crise é implacável. Dificílimo competir com os produtos chineses, que daqui levam o minério e aqui despejam o produto acabado. O produto primário atravessa oceanos e volta atravessando os mesmos mares. Complicado de entender.
A CSN, de Volta Redonda, atravessa as mesmas ou ainda maiores dificuldades.
Salvem-se aqueles que puderem.

Viver é Perigoso






Nenhum comentário: