Translate

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

VENTOS DE GUERRA

 
Melhorou para um e piorou para outro. As eleições municipais do próximo ano serão as primeiras em que os limites de gastos serão definidos por lei, e não pelos próprios partidos e candidatos.
Servirá como parâmetro, em cada cidade, o maior gasto registrado por candidato a prefeito na eleição de 2012, em valores corrigidos pela inflação. O teto de 2016 será equivalente a 70% desse valor, nas cidades com turno único, como é o caso da terrinha.
Segundo o Estadão Dados, a terrinha, com 70.769 eleitores, o valor máximo a ser gasto deverá ser de R$ 409.082,00 (obs 1), que é demasiado para uns e pouco ou razoável, para outros.
Lembrem-se:
Estarão proibidas as tradicionais doações feitas por empresas. Ajuda financeira somente do Partido (esqueçam, porque nunca ajudam ninguém do interior) ou de pessoa física (mais difícil com a crise).
Pessoas físicas poderão doar até 10% da renda bruta a ser declarada este ano.
Itajubá é costume o candidato a prefeito ajudar com santinhos, carro ou moto de som e até um extrazinho, os seus candidatos a vereadores.
Aliás, o teto de gastos pelos candidatos a vereadores seguirá a mesma norma, ou seja, gasto (investimento ?) de 70% do maior gasto por um candidato ao mesmo cargo nas eleições de 2012. (obs 2) 
Se a lei, estipulando a quantidade de 17 vereadores permanecer, a coisa ficará difícil em termos de gastos, pois a tendência será aumentar o número de candidatos.
Na cidade, historicamente, com 20.000 votos o candidato a prefeito tem grandes chances de ser eleito. Numa conta feita em cima dos joelhos mostrará que a "brincadeira" custará em torno de R$ 20,00 por voto.
De qualquer modo, alguns ficarão contentes e outros preocupados com a notícia.
 
É a vida

Observação 1 - Foi considerada a soma dos gastos do candidato, do comitê financeiro e da direção partidária. Se o TSE considerar que o cálculo de 70% será feito apenas com base pelo gasto feito somente pelo candidato, o valor cairá muito.

Observação 2 - Estamos estudando os gastos dos candidatos a vereadores de 2012. 

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Constatação: quem está no poder, com a "máquina" na mão, sempre sai na frente na arrecadação dos recursos de campanha. Outra, parece a 1ª vista que houve um barateamento da campanha na terrinha. O nº falado anteriormente era de pelo menos 1 milhão, para uma razoável campanha a prefeito. Certo zelador?

Edson Riera disse...

Anônimo,

Barateamento imposto. Também pensava num custo de campanha próximo de 1 milhão. A eleição já estaria decidida. Dos comentados candidatos, somente o Prefeito, da minha maneira de ver, teria condições de bancar. Parece-me que a legislação irá diminuir o tempo da campanha e limitar o horário de propaganda.
De brincadeira, após as definições legais, vou simular um orçamento de campanha e publicarei. Tanto para Prefeito como para vereador.

Abraço

Zelador

Anônimo disse...

Campanha agora é de 45 dias ao invés de 60. O tempo da propaganda gratuita também diminuiu. Carro de som não terá.

Anônimo disse...

E meu querido,simule,afinal qdo foi pra valer,vc e o onipresente PC....Melhor esquecer,doi menos!