Translate

quinta-feira, 7 de maio de 2015

FIGURINHA CARIMBADA

 
A prefeitura de San Salvatore Monferrato, no Piemonte, cidade no norte da Itália, criou um álbum de figurinhas que virou uma sensação entre os moradores: é que as cerca de 600 imagens colecionáveis são...dos moradores da cidade.
"O objetivo foi o de fortalecer as relações entre os habitantes, manter o tecido social ativo e preservar a memória coletiva", disse o prefeito, Corrado Tagliabue.
Em muitas cidades italianas, os álbuns de figurinhas são uma tradição, mas sempre com imagens de jogadores de futebol de times locais. Ninguém havia pensado em colocar a foto do padeiro, do salameiro, do presidente de uma associação de voluntariado, etc.
Para vencer a timidez e o caráter reservado dos piemonteses, algumas fotos foram realizadas em grupo. Desde que foi lançado, em março deste ano, procurar a própria figurinha ou a de um amigo ou conhecido virou mania na cidade.
Na primeira edição, foram impressos 700 álbuns e 75 mil figurinhas. Nos próximos dias será iniciada a sétima impressão, com tiragem de 200 mil novas figurinhas. Cada envelope com cinco retratos custa 3 euros. 
Para realizar as quase 600 imagens do álbum, foram necessários mais de quatro meses de trabalho.
Todas as fotografias foram feitas por dois vereadores, que ficaram responsáveis inclusive pelo agendamento das sessões de foto e pelo recolhimento das autorizações para o uso de imagem de crianças e adolescentes.
Sem anúncios publicitários, a iniciativa foi financiada pela prefeitura e o dinheiro arrecadado será revertido para associações esportivas e de voluntariado locais.  
BBC
 
Na terrinha, um album com fotografias com personagens locais seria difícil de completar. Muita figurinha difícil. Lógico que também muitas fáceis e repetidas. Seria estranho ouvir: troco três zezinho riera por um dr. aldo. Só falta o virgilio machado para completar a página.
 
É a vida.
 
ER 

              

      

Nenhum comentário: