Translate

quarta-feira, 4 de junho de 2014

COPA E COPOS

Jogo duríssimo em Los Angeles no dia 13 de julho de 1994. Brasil x Suécia disputavam a semifinal da Copa Do Mundo.
Bar Caçador lotado de olho na experiente Telefunken de 26 polegadas. O experiente vem da participação nas duas copas anteriores, 1986 no México e 1990 na Itália.
Silêncio só quebrado pela voz fanhosa do locutor e pelo trincar dos lambarizinhos fritos e crocantes do mestre Carlos Riera.
Não existia local mais democrático na terrinha do que no Bar Caçador. Sem necessidade de quotas ou cotas, as minorias conviviam com a maioria numa boa.
Mas naquele momento de decisão a coisa deu de extrapolar.
Um alienígena, não cliente do Caçador e recentemente chegado na República da Boa Vista, torcendo, através de gestos e exclamações, descaradamente, para a Suécia.
Descendente de suecos não devia ser. Como sempre dizia o Paulo Socó, do vizinho, amigo e quase uma extensão da Boa Vista, bairro da Avenida:
- Passou das 18 horas é meia-noite. O moço "sueco" era bem moreno.'
Jogo duro e o pessoal brasileiro perdendo a paciência. Não com o time, mas com a torcida feita pelo "gringo".
No intervalo, os mais revoltados exigiram uma reunião com proprietário (Carlos Riera), exigindo a expulsão do torcedor sueco. Foi pedido calma em nome das tradições diplomáticas da Boa Vista.
Segundo tempo tenso.
Explosão total quando o baixinho Romário, de cabeça, marcou o gol do Brasil (que venceu a partida por 1x0). Na comemoração todos se voltaram para o "sueco", que após alguns segundos de hesitação, juntou-se a comemoração.
Vira-casaca ?
Não. O nosso "sueco", na realidade recém chegado da Bahia para trabalhar na Fábrica de Armas, torceu errado, uma vez que a seleção canarinho jogou com camisetas azuis e a Suécia, com a tradicional amarelinha.
Desfeito o mal estar, uma rodada por conta da casa.
É a vida.
 
ER     

2 comentários:

Anônimo disse...

Socó é uma lenda.
Sou fã dele de carterinha.
Até tentei ser genro, mas o Erick não animou. Kkkkkk
Abs

Edson Riera disse...

Anônimo,

Conversar com o Socó é um prêmio.Bom companheiro. Somos amigos desde o curso primário no G.E. Rafael Magalhães, na Boa Vista, é claro.
Suas meninas (Paula e Renata) são lindas.
Zelador