Translate

sábado, 19 de abril de 2014

OUTROS TEMPOS


Há exatamente 72 anos, no dia 19 de abril de 1942, que caiu num domingo, uma multidão de voluntários, composta pelos homens do 4º Batalhão de Engenharia, funcionários da Prefeitura Municipal, funcionários da Fábrica de Armas e outros cidadãos, em memorável mutirão, roça, limpa e aplaina o campo de aviação da terrinha, que seria inaugurado no dia 1º de maio. (sem empreiteiras).
No dia da inauguração pousaram no nosso campo de aviação diversas aeronaves, entre os quais, dois aviões da Força Aérea Brasileira. Um dos aviões da FAB estava sendo pilotado pelo Brigadeiro Newton Braga, um dos heróis da travessia com o "Jaú"
No Grupo Rafael Magalhães, na Boa Vista (é claro), nos foi ensinado que o Jaú (se escrevia Jahu) foi o avião pilotado por brasileiros (Newton Braga era o navegador) que atravessou pela primeira vez o Atlântico Sul, sem escalas.
O avião partiu de Lisboa na madrugada de 28 de abril de 1927, voando a uma altitude de 250 metros e a uma velocidade de 190 km/h.
Aterrizou em Fernando de Noronha após 12 horas de voo ininterrupto. 
 
Fonte: Armelim Guimarães e web
 
ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Entao soh porque ha 72 anos houve esse mutirao e naquela epoca nao tinha empreiteiras vc quer que hoje em dia seja da mesma maneira?
Ah, para com isso!! Nos estamos em 2014!!
O mundo gira e vc ainda estah parado no tempo!

Edson Riera disse...

Anônimo,

O importante não foi o mutirão. Foi que já havia uma pista de pouso em 1942.

Zelador