Translate

terça-feira, 25 de março de 2014

PAULO FRANCIS E A PETROBRÁS


Não era, por natureza e vontade, um jornalista investigativo. Sempre bem informado, culto e o mais inteligente em sua época, Paulo Francis morreu quando estava sendo processado nos Estados Unidos, morte quase súbita, após um período de depressão.
Ele vinha fazendo severas acusações ao pessoal da cúpula da Petrobras, que estaria enriquecendo por conta de negócios criminosos relativos à compra de equipamentos na área do petróleo.
Não sendo investigativo, não juntou provas, mas, de alguma forma, sabia de escândalos assombrosos naquela estatal.
O processo corria na Justiça norte-americana, famosa por sua rigidez em casos de multa por infâmia e ofensas morais.
Todos sabíamos que Paulo Francis, apesar dos bons e merecidos salários que recebia, não teria recursos para pagar a astronômica indenização que eficientes advogados de Nova York, pagos pela Petrobras, haviam pedido por conta das suas acusações. Acabrunhado, sem cobertura na mídia, mal atendido por um médico brasileiro radicado nos Estados Unidos, o coração de Paulo não aguentou.
Março de 2014. Mal refeita do escândalo do mensalão, a sociedade toma conhecimento de um escândalo maior e mais imoral. Apesar de dona Dilma ocupar à época a Casa Civil e presidir o Conselho de Administração da Petrobras, tal como Lula no caso do mensalão, não sabia de nada. A refinaria de Pasadena comprada por preço absurdo –mais de oito vezes o seu valor no mercado– deu para enriquecer muita gente dentro e fora da Petrobras.
Nos anos 90, Paulo fez um comentário sobre o enriquecimento de alguns funcionários da nossa maior empresa estatal em um programa de televisão. Repito: Paulo não era investigativo, mas era inteligente e bem informado.

Carlos Heitor Cony (P/ Folha)

8 comentários:

Anônimo disse...

http://m.youtube.com/watch?v=qFkjXE5nHNQ
Zelador,
To marcando de assistir esse documentário desde domingo.
É exatamente sobre a denúncia do Paulo Francis e a ação de 100 milhões de dólares.
Abs
Anselmo.

Anônimo disse...

Zézinho
Como a denuncia do Paulo Francis ocorreu durante o governo do FHC , será que você se lembra , de alguma providência tomada pelo governo do PSDB , em termos de apuração , além de processar o denunciante ?
Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,

Pare com essa saudade do FHC. Só porque ele deu duas cacetadas em primeiro turno no seu guia Lula ?
Daqui a pouco os petistas irão dizer que o culpado de tudo foi o Wenceslau Braz por ter declarado guerra a Alemanha em 1914.

Zelador

Edson Riera disse...

Anselmo,
Tem algum tempo, assisti um documentário sobre o Paulo Francis e seus últimos tempos em Nova Yorque. Tudo levou a crer que sua tristeza vinha da avalanche judicial paga a preço de ouro para os advogados americanos.
Em tempo, a PTbrás pagou US$ 7,5 milhões para brigar com a Astra (Pasadena)nos EUA e perdeu.
Abraço
Zelador

Anônimo disse...

Zézinho
Você não me entendeu .
Como sei que você tem uma memória excelente , gostaria que você se lembrasse de alguma providência tomada pelo governo do PSDB , em termos de apuração , além de processar o denunciante ?
É somente você dizer se lembra ou não .É simples .
Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,

O noticiário tem mostrado que os governos não petistas erraram também e muito. As empresas estatais são isso aí há séculos. O que acontece é a era Lula perdeu de vez a compostura. Aparelharam o Estado. Não têm limites. Na área do Petróleo, o 1,5 bilhão de dólares em Pasadena foi mixaria. A refinaria (?) de Pernambuco, vejam só, em parceria com o Chaves é um descalabro. A queda de valor levou uma das maiores empresas do mundo, a beira do precipício. Plataformas sucateadas, manutenção zero, gasolina importada e revendida altamente subsidiada. Um bando de incompetentes irresponsáveis.
Onde vai parar ? Não sei.
Zelador

Anônimo disse...

Zelador o POVÃO não esta preocupado com isso, o PMDB só quer CARGOS o Brasil virou um Pais do TUDO POR DINHEIRO então não existe SAÍDA ou continua assim ou entra outro com maior capacidade de ROUBAR, se correr o bicho pega se ficar o bicho come; NÃO HA SAÍDA, infelizmente. Como vc diz É A VIDA e só vale pra quem é esperto.

Anônimo disse...

Então se não era investigativo( vários biógrafos confirmam) e adorava fazer polemica, ouso crer que ele sendo íntimo do poder (na época leia-se FHC), seria mais bem informado que "inteligente ...bebia muito e era prepotente, inclusive com sua saúde. Morreu por ser desregrado.