Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ROMÂNTICOS DE CUBA

 
Obras bancadas pelo BNDES no exterior não são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal ou qualquer órgão de controle. É o caso do financiamento de US$ 684 milhões do Porto Muriel, em Cuba. A condição do BNDES sempre é a mesma, em países latino-americanos ou africanos: entregar a obra a empreiteira brasileira, cuja escolha não tem licitação, nem auditorias. Dilma ontem anunciou mais US$ 360 milhões para bancar o aeroporto de Havana
 
Comentário do Sr. José Freitas no site Diário do Poder
 
"Já trabalhei na área de financiamento de exportações de Bens e Serviços no Banco do Brasil. É comum que o país exportador financie essas exportações, desde que o país "importador" apresente as necessárias garantias de pagamento. Normalmente essas garantias são dos próprios Bancos Centrais ou de Bancos Privados de Primeira Linha. No caso de Cuba não sabemos quais são elas. Sendo Cuba um país pobre e provavelmente sem o "aval" de nenhum Banco Privado ou do próprio Banco Mundial, a chance de um "calote" no Brasil é muito grande. O BNDEs apenas repassa recursos do Tesouro Nacional. Por interesses "politico-ideológicos" o PT, em seu tempo no Poder, estaria armando uma verdadeira bomba-relógio financiando com nossos recursos, a Ilha-presídio dos irmãos Castro, já pensando em uma futura "anistia" ou perdão da dívida, como tem feito co...m várias ditaduras africanas. Os países são pobres mas seus ditadores são corruptos e milionários. Quanto à exclusividade da Odebrecht para a realização das obras seria necessário investigar quem são os "intermediários" desses "financiamentos". Desde o primeiro governo Lula, o faturamento dessa milagrosa empreiteira passaram de 5 para 100 bilhões de dólares. Não é preciso muito esforço ou imaginação para se concluir o partido ou a pessoa beneficiada, seja nas doações para campanhas politicas, seja em depósitos em nome de "laranjas" nos paraísos fiscais. Para acabar com essa bandalheira bastaria alguns Senadores de Oposição criarem uma CPI e exigirem do Banco do Brasil, do Banco Central e do BNDES o fornecimento de todos os documentos referentes à essas ""exportações". Uma boa providência seria, através de Lei, responsabilizar civil e criminalmente as "autoridades" envolvidas nessas tenebrosas transações, caso as mesmas não venham a ser liquidadas. É simples assim ! "
 
José Freitas
 
Blog: Simplesmente inacreditável. A ausência de responsabilidade do governo petista é caso de polícia.
 
ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Zézinho
Concordo plenamente .
Assim como acredito que a ausencia de responsabilidade da oposição também é caso de policia .
Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,
Não existe oposição no Brasil. Alguns raros casos de interesses contrariados.
Se não fosse a fiscalização de parte da imprensa, que também às vezes exagera, estaríamos mais lascados ainda. Se é que possível.

Zezinho