Translate

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

TRANQUILA ITAJUBÁ DO PASSADO

 
* Na madrugada do dia 29 de dezembro de 1889, uma grande explosão de dinamite ocorre em frente à residência de Frederico Schumann, ali posta por seus adversários políticos, como protesto contra as demissões de empregados da Delegacia de Polícia, por ele feitas por não serem filiados ao Partido Liberal, mas ao Partido Conservador.
 
* Na noite do dia 31 de dezembro de 1934, Itajubá viveu uma das páginas mais tristes de sua história. O agitador comunista Francisco Gonçalves de Moura, ex-sargento do exército, que não pode, por determinação da polícia, realizar nessa mesma noite, um comício para propaganda do marxismo, infiltrou-se com seus apaniguados, no meio da massa popular que assistia a um comício democrático e cristão na Praça Venceslau Brás, no intuito de tumultuar aquela reunião. Antes que o fizesse, de um carro, vindo da Av. Av. Cel. Carneiro Júnior (Rua Nova), partiu uma rajada de metralhadora contra o povo, ferindo muitas pessoas, inclusive o líder agitador Moura, e matando o jovem acadêmico de engenharia Joaquim Rodrigues Pinto Filho.
 
(dados Armelim Guimarães)
 
Blog: Concluindo: a coisa já foi braba na terrinha.
 
ER 

7 comentários:

Anônimo disse...

Os tiros de hoje são feitos com a língua.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Pode ser.

Zelador

Anônimo disse...

Tranquila hoje?
Adilson, Universitária,17 vereadores, imprensa, Bilaquinho, aeroporto, lixo, santa casa, cdl, roubalheiras, corrupções, desemprego,SAUDE,presidio, etc.

Falta é umas boas metralhadoras pra dar um jeito nisso.

Anônimo disse...

Vim passar o Natal na sua "terrinha"; procurei algum lugar para ter noticias da cidade, ano passado tinha um jornalzinho nas bancas que só metia o pau na administração, hoje cordeirinho,parece q mudou, um outro da igreja, não gostei, parabéns ao seu blog, parece q por enquanto esta no caminho certo.

Anônimo disse...

Riera

Acreditava que já haviamos atingido o fundo do poço , mas parece-me que este não tem fim .
A única coisa que me agrada atualmente , é esta história de jovem com quase 40 anos . Faz um bem enorme ao meu ego .
Abraços
Alaor

Anônimo disse...

Amigo Alaor! O conceito de juventude não está na idade cronológica e sim nos ideais, neste caso estamos piores ainda!

Edson Riera disse...

Anônimos Amigos,

Há muito não luto para estar adiante e tão pouco para fugir do que passou.
Apenas procuro me manter à tona.
Já é razoável.
Zelador