Translate

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

RAINHA DOS MARRETEIROS

Como não tinham sede ou algo assim (hoje fundariam uma ong), os marreteiros da cidade se reuniam, diariamente, à partir as 19:00 horas, debaixo da marquise do Bazar Fukaiama, mais conhecido como a loja do japonês.
Na Boa Vista, é claro. No cruzamento da Maria Carneiro com a Miguel Braga (êpa).
Para os que estão chegando agora, "marreteiros" eram os cidadãos viciados na arte de trocar objetos. No popular, breganhar.
Após o início da sessão do Cine Paratodos, que iniciava às 19:30 horas, o pregão breganhista fervia. Razão: Os sapos palpiteiros entravam no cinema e deixavam o palco para os profissionais.
Altíssimo nível na arte de menosprezar os bens dos outros e megavalorizar os seus.
De menor não entrava.
Explico: certa vez um moleque trocou o seu relógio por um isqueiro Ronson. No outro dia o pai foi, acompanhado pelo Cabo Tiãozinho, desfazer o negócio.
Quando o filme era proibido para maiores de 14 anos eu costumava ficar assistindo o pregão. Pessoal manhoso. Fingiam que não se interessavam e seguiam negaceando, até a proposta final.
Assisti emocionado a troca de uma charrete, com égua e arreio, ser trocada por uma bicicleta Humber.
Presença marcante era a da Dona Izabel. Mulher forte e se preciso fosse, resolveria uma eventual pendenga no braço.
Boa de negócio. Só prejudicada pelo vício. Claro, breganhar pode se tornar um vício. Era o caso dela.
Certa noite trocou um belo conjunto de beleza Coty, com pó de arroz, esponjinha e loção, com certeza ganho nos "dia das mães", por um belo e útil canivete suíço. Um negocião.
Esclarecendo: Os marreteiros jamais diziam a palavra "troquei". Diziam: "Apanhei".
Diziam os fofoqueiros da Boa Vista (tinha um ou outro vindo de fora), que durante o dia, a Dona Izabel, em treinamento, trocava um objeto de um bolso esquerdo do avental, com outro colocado no bolso direito. Negociação demorada e difícil.
 
É a vida.    

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu me lembro. Era pistolinha e ía para a frente do Cine Paratodos trocar revistas do Batman, Mandrake, Zorro e Super-homem. Também me lembro do Cabo Tiãozinho, que era pequenino e tinha um bigodinho estilo Mazzaropi. Já deve ter tomado o barco (como vc. diz) há muito tempo.

José Almir disse...

Bem lembrado

Também lembro do Cabo Tiãozinho, acho que so tinha uma viatura da policia e o cabo Tiãozinho reinava