Translate

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PERSONAGEM PRINCIPAL

Quem seria o principal personagem da história itajubense ? Poderia estar entre o Padre Lourenço, o fundador do município, o grande político Wenceslau Braz, que foi governador do Estado e Presidente da República ou o Dr. Theodomiro Santiago.
Basta estudar um pouco o assunto e inevitavelmente se chegar a conclusão que o nome mais marcante da nossa história, com todo o reconhecimento aos outros, foi o Dr. Theodomiro Santiago.
Não é verdade que o Dr. Theodomiro nasceu em Maria da Fé. Nasceu em uma fazenda de seu pai que ficava dentro dos limites da nossa cidade. Nasceu no dia 1/12/1882. Estudou aqui na cidade, em Barbacena e em Ouro Preto.
Fez o primeiro ano de Direito em BH em 1902, transferindo-se no ano seguinte para Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, onde se formou em 1906, com 24 anos.
Prestem bem atenção na idade.
Em 1907 voltou para Itajubá onde assumiu a Diretoria do Ginásio Itajubá.
Entre 1909 e 1910 aceitou o convite do seu cunhado Wenceslau Braz, então governador de Minas, e trabalhou em BH como seu Secretário. Voltou novamente para a Diretoria do Ginásio, onde ficou até 1912.
Aproveitando muitos instrumentos que tinham sido adquirido pela municipalidade e tinham pertencido a extinta Escola Normal Municipal, o Dr. Theodomiro deu início no dia 15/06/1912 ao curso técnico eletro-mecânico.
Dr. Theodomiro, então com 30 anos sonhava com um curso completo eletro-mecânico com ênfase à pratica. Financiado pelo seu pai, Cel. Carneiro Júnior, que pôs a disposição do filho 600 contos de réis, embarcou no Rio de Janeiro com destino à Europa (21/05/1912), onde iria comprar equipamentos para os laboratórios e contratar professores.
Ele chegou de volta a Itajubá no dia 19/11/1912, sendo recebido com muitas festas.
Com três professores europeus, as aulas começaram no dia 01/03/1913. Os professores eram os belgas: Victor von Helleputte , Armand Bertholet e Arthur Tholbecq.
Oficialmente a Escola de Engenharia foi inaugurada no dia 23/11/1913, quase no final do seu primeiro ano de funcionamento.
Atentem: Com 30 anos de idade, no começo do século XX, um advogado monta no interior uma escola de engenharia inovadora.
Sem dúvida, o Dr. Theodomiro foi um homem de visão extraordinária.
 
( fonte Armelin Guimarães)
 
vivereperigoso
 
ER

8 comentários:

Anônimo disse...

Nada melhor que Sebastiam Riera, Chico Marquez, Rodrigo Marques,BPS, Rosemburgo,Bala, Ruy, Zezinho Rioera, Ulisses, Paulino, laudelino, El Alam, Joja, Cesario, Guela, Celem, Wander, Joel, Adilsom , Arruda, quanta ingratidão, fala serio Zelador.

Anônimo disse...

Zezinho, vc que é um camarada de visão, sabe tudo da terrinha, poderia me dizer porque somos a cidade da região que mais tem FARMÁCIAS ?
Alias ultimamente pelo que contei abriram umas 10, mais umas 35 e umas outras 15 o numero parece estar na casa das 60 farmácias, alias não sei não, parece que mais, considerando umas pequenas nos bairros! O interessante também é que de uma pra outra vc encontra diferença de preços incríveis.
Estamos ficando doentes! Velhos!
Parece que o negocio é comer e beber remédios.

Anônimo disse...

Meu caro colega Eng Edson Riera, foi um prazer estar de volta a Itajubá para o nosso encontro no evento dos 100 anos de nossa querida Escola.
Seu Blog esta famoso, vi, naveguei, gostei e quero deixar aqui (na qualidade também de anônimo)registrado minha imensa DECEPÇÃO ao ver nossa Escola abandonada, triste, sem aquele espírito de tempos atrás.
Naturalmente minha maior DECEPÇÃO foi ver a cidade feia, suja, tumultuada, sem uma placa, sem um sinal, desorganizada totalmente,lojas horríveis, bicicletas pra todo lado, transito nojento, gente mal educada, nem vou falar da velha praça central; um lixo!Não há um restaurante decente, um jornal, uma livraria!?
Nem o sorvete do seu Edgard estava bom. Que aconteceu nesta cidade meu amigo? Foi a enchente de 2000 que arrasou tudo? Quanto abandono, quanto descaso, da entrada ao centro, do centro até alguns bairros,tentei andar por ai, um desastre , buracos, sujeiras, abandono!!!!
Não voltarei mais claro mas vou embora muito triste de ver que a minha velha Itajubá esta um desastre!
Que pena.
Valeu revê-los e espero que um dia a UNIFEI acorde e se revele com ATOS em prol do seu crescimento e colabore e participe ativamente do desenvolvimento desta terra que já foi muito melhor!
Bons e saudosos tempos , vou embora pois hoje me trouxeram apenas DECEPÇÕES!

Abraço muito triste.

Anônimo disse...

CALADO!

Aldo disse...

Discordo totalmente do anônimo aí décima. Itajubá tem seus problemas, claro, mas nunca foi tão bom morar aqui. É uma cidade relAtivamente tranquila pelo seu tamanho médio. Tem 1crime a esclarecer. O sorvete do Edgard é cada vez melhor. A Efei cresce a cada dia, oferecendo sempre mais e mais a seus alunos ( verdade que poderia ter mais entrosamento profissional com a cidade ). Quanto à sujeira e feiura da praça, concordo, mas nenhum governo parece ter coragem de mexer ali, ninguém tem peito para isso.
Agora, falam tanto no Teodomiro. Claro que tem seus méritos, mas porque ninguém faz uma comparação de currículos dele e do Rosemburgo? Ninguém apaga a história, gente. Coragem!

Aldo disse...

Esquisito mesmo esse negócio de farmácias. Agora na área do BPS, Pinheirinhos e Cruzeiro não tem nenhuma. Mesmo tendo o pronto-socorro da Unimed...

Aldo disse...

Discordo totalmente do anônimo aí de cima. Itajubá tem seus problemas, claro, mas nunca foi tão bom morar aqui. É uma cidade relAtivamente tranquila pelo seu tamanho médio. Tem 1crime a esclarecer. O sorvete do Edgard é cada vez melhor. A Efei cresce a cada dia, oferecendo sempre mais e mais a seus alunos ( verdade que poderia ter mais entrosamento profissional com a cidade ). Quanto à sujeira e feiura da praça, concordo, mas nenhum governo parece ter coragem de mexer ali, ninguém tem peito para isso.
Agora, falam tanto no Teodomiro. Claro que tem seus méritos, mas porque ninguém faz uma comparação de currículos dele e do Rosemburgo? Ninguém apaga a história, gente. Coragem!

Anônimo disse...

De cima