Translate

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PODE ESTAR NA CARA

 
Ela é a substância mais venenosa conhecida pelo homem. Pequenas doses, em colheres, seriam suficientes para matar todo mundo na Grã-Bretanha. Alguns quilos matariam todos os humanos no Planeta.
É tão perigosa que só pode ser fabricada em instalações militares, com custo de US$ 100 trilhão por quilo. Apesar de ser tão tóxica, esta substância está em altíssima demanda. Muitas pessoas pagam grandes fortunas para injetá-la em suas testas.
Trata-se da toxina botulínica – popularmente conhecida como Botox – que é produzida pela bactéria que foi descoberta em uma fábrica de salsichas no século 18. O nome "botulus" vem da palavra em latim para "salsicha".
Na escala de LD50 de grau de toxicidade – que mede a quantidade necessária para matar metade das pessoas expostas ao produto – o Botox tem uma marca de 0.000001 mg/kg.
Ou seja, uma dose minúscula de 0,00007 mg (peso inferior a um milímetro cúbico de ar) pode matar um homem de 70 kg.
A toxina botulínica mata suas vítimas causando falhas respiratórias. É uma neurotoxina que entra nos nervos e destrói proteínas vitais. Isso interrompe a comunicação entre nervos e músculos, o que pode levar meses.
Sua principal fama é a de evitar rugas em pessoas que estão envelhecendo, ao destruir os nervos responsáveis por isso. As quantidades usadas são minúsculas – de até um bilionésimo de grama – dissolvidas em uma solução salina.
Mas o botox é muito mais do que apenas um produto de vaidade. É extremamente útil para tratar várias condições médicas, de estrabismo a enxaquecas, passando por suor em excesso e problemas de bexiga.
O botox é apenas um exemplo de como venenos muito poderosos podem ser usados para tratar problemas médicos.
 
BBC


Nenhum comentário: