Translate

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CINE EDNA


Ontem, dia 10 de outubro, queria dizer, no 10 de outubro de outubro de 1951, portando há 62 anos, era inaugurado na Rua Dona Maria Carneiro (na Boa Vista, é claro) o Cine Edna, de propriedade do Sr. Álvaro Mandolesi.
Foi exibido na inauguração o filme "Se Eu Fora Rei". Foi numa quarta-feira.
Segundo o Virgílio Machado, foi um filmaço, como diziam na época. Filme americano em P&B, rodado em 1938. Dirigido por Frank Lloyd e tendo com estrelas, Ronald Colman e Basil Rathbone.
A película recebeu quatro indicações para o Oscar.
(Aventura passada no século XV na França).
Não tenho certeza, mas creio que o nome do Cinema (Edna), foi dado em homenagem a filha do Sr. Álvaro, Edna Mandolesi, nossa amiga casada com o Eng. Aylor.

ER

4 comentários:

Anônimo disse...

É meu camarada, saudades do Paratodos, Presidente, Alvorada, Apollo.....do Fundão, do HotDog, do Boliche, da praça, da padaria massa nosso pão, da padaria do morro chic dna cida! Do restaurante Pinguim do João Tarcisio, das charretes da MARIA FUMAÇA, e assim por diante.

Era a VIDA!

Anônimo disse...

Numa reminiscência do que vi, relativamente a estas filmagens, retirei que o tema assentava numa virtude que era esta... Sem molestar os que viviam em opulências, de certo modo não exageradas, a todos aqueles que, com honestidade e coerência se tornassem também dignos proprietários de terrenos, o Estado compartilhava, equitativamente, pela conservação dos bens adquiridos e premiava, substancialmente, comparticipando com ajudas em tudo o que fosse produzido e que beneficiasse a População do País.

Mas, aos criminosos, assassinos e outros como tais... o destino era... o "pelotão de fuzilamento" !...

Claro que "fuzilamentos" nem pensar, nesta época em que vivemos, mas quanto à produção de novas riquezas, sem prejuízo de terceiros e não molestando os direitos legalmente adquiridos, por quem quer que fosse... d`acordo !

Numa fase em que, através dos meios que a Internet dispõe, é frequente a publicação de Personalidades, a quem se lhe atribuíram exageradas comparticipações em matéria de ordenados/vencimentos, subsídios de diversas índoles, etc, e que, comparativamente aos "pequenos" beneficiários de pensões e subsídios, se consideram "escandaloso".!..

Já Salazar dizia "é tão fácil ser Governo e tão difícil governar"... (passe a analogia).

Noutros tempos, a vida era assim... " Muito Boa, Boa, Menos Boa, Regular e Má..."

Agora... "Boa, Menos Boa, mais ou menos, Regular e... péssima..."

Anônimo disse...

É meu camarada olha ai....
Vc sabe das coisas....

França, segunda metade do século XV. Paris está cercada pelo Duque da Burgúndia. O cruel rei Luís XI suspeita de traição e, disfarçado, mistura-se ao povo, faminto àquela altura. Descobre que o traidor é o Condestável D'Aussigny, que é morto por François Villon, o trovador que assalta os armazéns reais enquanto tece versos de desprezo à Sua Majestade. Luís XI captura o poeta e faz dele o novo Condestável, para mostrar-lhe que, mesmo com todo o poder nas mãos não é fácil governar nem mesmo uma cidade, quanto mais um reino inteiro. François leva a sério suas novas responsabilidades e demonstra habilidade para distribuir justiça entre os súditos, ainda que falhe ao tentar mobilizar os exércitos contra o cerco. Para atrapalhar, ele e a dama de companhia Catherine de Vaucelles apaixonam-se um pelo outro; para piorar, o rei confessa que mandará enforcá-lo dali a uma semana.

Chegou a hora de fugir.

Anônimo disse...

CINEMAS É QUE NÃO FALTARAM EM ITAJUBÁ
Quem não curtiu os cinemas viveu as emoções dos filmes ,chorou, sonhou , com a boa era do cinema na nossa cidade. Eu quando menor ia nas matinês do Cine Apollo onde adorava o seriados de cowboys e outras séries que ainda me lembro como Poncho Vila , Escorpião, os Filmes Nacionais , com Eliane , Dercy Gonçalves,Oscarito, Zezé Macedo e outros. Até o Sitio do Pica Pau Amarelo cheguei assistir. Mais tarde na adolescência o Cine Presidente foi inaugurado com a apresentação do Filme, Guerra e Paz, não pude assistir porque na época era acho ser censura 14 anos. Como curti os filmes de Sissi, Cristina com Alan Delon, Candelabro Italiano, Lawrence da Arabia, Cleópatra, Nunca é Tarde para Esquecer, Dolar Furado, O Rei dos Reis, Dr Jivago, Bonequinha de Luxo, A fonte dos Desejos.Romeu e Julieta, Uma Odisseia do Espaço, e muitos outros.
Nas segundas feiras o Cine Apollo exibia a Sessão Paduro, esse nome , por ingressos mais baratos.
Os cinema Apollo , apresentava-se nos domingos a Sessão das 14 h.16h e 20h
O presidente a Sessão das 16 h e 7h e 9 da noite.Isso nos domngos.
Haviam em Itajubá os cinemas, Presidente Apollo,Paratodos, Avorada, Edna e da Imbel.
Infelizmente nossa cidade não há mais um cinema,há uma pequena sala onde ainda passam alguns filmes ,na Pereira Cabral próximo ao Cartório de Registros de Imóveis.