Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2013

AEROPORTO NA CONTRAMÃO


Diretora de Recursos Humanos da empresa de tecnologia Dell, Luciana Madrid é responsável pela região da América Latina e gerencia parte de sua equipe a distância, de forma totalmente virtual. Há um ano e meio, trabalha em parceria com uma pessoa no México, mas nunca a encontrou pessoalmente. Elas fazem reuniões semanais - por meio de um programa de computador que mescla vídeo, áudio e mensagens de texto - mas jamais trocaram um aperto de mão.
"Há uma pressão crescente para se otimizar orçamento, ao mesmo tempo em que surgem cada vez mais ferramentas de gerenciamento remoto", explica Luciana, que trabalhava de casa no dia da entrevista. Ela é apenas uma entre os vários executivos brasileiros que reduziram as viagens corporativas, segundo pesquisa da empresa de recrutamento britânica Robert Walters.
O estudo comparou a frequência das viagens a negócios realizadas pelos brasileiros em dois momentos da carreira e concluiu: os executivos estão se deslocando menos atualmente. A porcentagem de pessoas que não viajam a trabalho subiu de 18% para 24% na comparação entre os cargos anterior e atual. A alta se deu a contragosto dos funcionários, já que 83% afirmam que gostam de viajar a trabalho e a maioria vê como ideal a frequência de uma semana por mês.
"Quando se precisa cortar custos, a primeira coisa que uma empresa faz é reduzir as viagens", afirma o diretor da Robert Walters Brasil, Frédéric Ronflard, destacando que os números refletem o atual momento econômico. 
A desaceleração fica evidente quando se olha as vendas de passagens corporativas da TAM - que é líder no setor, com 34% do mercado. A companhia aérea teve uma redução de 6% na venda de bilhetes no primeiro semestre, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
 "O uso da tecnologia tende a se intensificar e cada vez mais os executivos terão de gerir equipes e projetos a distância. O desafio está no meio termo", afirma Souto.Rafael Souto, diretor-geral da Produtive, empresa focada em gestão de carreiras.
Estado


Nenhum comentário: