Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A PEDIDO

Deu no site do Itajubá Notícias:
 
"A construção de um aeroporto em Itajubá está entre as obrigações do governo do Estado, assim como os investimentos que deveriam ser feitos por parte da Helibras. “Aqui (no protocolo) fala que a Helibras tem que investir R$400 milhões na construção dessa fábrica, nós já investimos R$430 milhões, fala que a empresa deveria contratar 300 pessoas, nós já contratamos mais de 600 pessoas desde então e assim por diante. E tem um ponto específico em relação ao aeroporto, que diz que o Estado de Minas implantará um aeroporto na cidade de Itajubá, com toda estrutura diurna e noturna em local a ser definido”, declara o presidente da empresa.
Eduardo Marson, defende que um aeroporto na cidade é uma necessidade para a empresa. “Esse projeto é importante para nós porque estamos fazendo máquinas que vazias pesam mais de 5 toneladas e a gente precisa fazer ensaios com essas máquinas, a gente voa, faz ensaio de pouso corrido e não dá para fazer na nossa pista de grama, como a gente fazia com o esquilo, que é uma aeronave bem menor”, explica Eduardo que diz ainda que quando necessário, esses ensaios são feitos em outras cidades, como Pouso Alegre-MG ou São José dos Campos-SP, o que gera um custo muito alto.
De acordo com o presidente da Helibras, a empresa nunca se posicionou sobre localização do aeroporto e afirma que a Helibras precisa de um aeroporto na cidade, para que o Departamento de Ensaio e Vôo continue em Itajubá. “Precisamos de uma integração melhor, para que nossos técnicos, nossos engenheiros, nossas peças se movimentem e no ponto de vista de logística é importante você ter alternativas às estradas que cada vez mais estão complicadas”."
 
Blog: A entrevista foi convocada pelo Sr. Marson, Presidente da Helibrás.
Lendo a reportagem do Itajubá Notícias, para mim, ficou claro:
O governo do Estado assumiu o compromisso de construir o aeroporto e ponto. A Helibrás nunca se posicionou pela localização. Um aeroporto na cidade é uma necessidade para a empresa.
Primeiro, somos levados a acreditar que se não fosse a expansão da Helibrás, a cidade não teria o aeroporto bancado pelo Estado.
Se aumentam os custos para o Departamento de Ensaio e Voo da empresa fazer os testes em Pouso Alegre, ficariam também mais elevados se fossem feitos em São José do Alegre ou na área da Fazenda Rancho Grande, que eram opções para construção do campo de pouso. Ao meu ver a empresa queria a pista de pouso ao lado de sua fábrica. É óbvio.
A entrevista, nas entrelinhas, mandou um recado para a cidade num estilo, tipicamente, empresarial: ou façam logo isso ou vamos para outro lugar (Depto de Ensaio e Voo).
Creio que com relação ao aeroporto ninguém questiona mais nada. O questionamento atual é com o aterramento do restante da várzea.
Quanto a trazer peças para a linha de produção tanto faz trazer de avião ou de caminhão. Se forem importadas, diretamente, terão que ser desembarcadas onde exista alfândega, o que não é o nosso caso.
Lembrando, toda a expansão se deu graças ao contrato para o fornecimento de 50 super-helicópteros para o exército brasileiro.
Concluindo: Como em priscas eras, vão jogar a máquina de propaganda (desemprego, mudança da empresa, etc)  contra os ambientalista, negativistas e pessimistas (e oposição) que lutam pelos cuidados com a natureza.
 
(Sobre o presente para a cidade - "Parque Municipal", pelo que consta, não foi adiantado nada)
 
É a vida
 
ER
 
 
 

10 comentários:

Anônimo disse...

(Sobre o presente para a cidade - "Parque Municipal", pelo que consta, não foi adiantado nada)

É a vida

Zelador, isso era coisa do ADO do quadrado e do Jorge do....

Larga a mão....

Anônimo disse...

Pelo pouco que entendo acho que todos os empresários, investidores, políticos, de bom senso já entenderam que o governo da terrinha é uma PIADA, não tem credibilidade, e ai incluo o Judiciário, Legislativo, representantes de entidades de classe,IMPRENSA, enfim.Estamos numa maré de insegurança, desconfiança, incompetência geral, só nos resta aguardar e torcer para que este mal não perdure e não faça muitos estragos....vamos relaxar e gozar enquanto puder...a VACA TA NO BREJO!E TA ATOLADA!Muito atolada......

Anônimo disse...

O Aeroporto é uma necessidade e uma realidade. Não podemos perde-lo de forma alguma. Sobre o parque, foi dito que o mesmo está na fase de licenciamento ambiental.

Anônimo disse...

Ai esta uma grande verdade!!!!

Anônimo disse...

Zelador pode comemorar, seu blog é mais lido que o IN. Quem pediu a a publicação aqui no Viver esta de parabéns. Quem quiser saber das novidades da terrinha, é aqui no Viver é perigoso que se consegue.

José Almir disse...

Amigo

Tenho a impressão que a cidade não aprendeu e não sabe se defender,para se ter uma ideia do tamanho do desamparo, meia dúzia de aposentados ficam brincando de fazer política sem resultado pratico nenhum. A Helibras como qualquer outra já percebeu que não terá nenhuma dificuldade de fazer o que quiser.

Anônimo disse...

Zelador, na reunião do COPAM em Varginha realizada no último dia 2, os ambientalistas de Itajubá que se pronunciaram em momento algum criticou ou externou opinião contraria a instalação do aeroporto, todos foram unanimes em criticar a pretensão de ocupação da área entre a margem direita do Ribeirão Piranguçú e a pista do futuro aeroporto. Essa proposta de ocupação está sendo forçada pelo atual chefe do executivo municipal e isso sim poderá acarretar na suspensão da obra por parte do Judiciário. Então vamos deixar bem claro se as obras forem suspensas, só tem um responsável, o PREFEITO DE ITAJUBÁ.

Anônimo disse...

Quem falou que este blogg eh mais lido que o IN acertou em cheio. Sou da FAB, lotado em Curitiba, e leio todo dia.
Soh que esta ficando chato ter que aturar os "ambientalistas de plantao" e essa "meia duzia de aposentados" que sao contra tudo e contra todos, principalmente o "senhor representante da imprensa" no CODIT.

Anônimo disse...

só tem um responsável, o PREFEITO DE ITAJUBÁ.

Nada disso, a obra é do ESTADO, GOVERNO DO ESTADO, e tem o apoio do Rodrigo marquez...querem mais o que?
hahahahaha

Anônimo disse...

A VACA TA NO BREJO....A VACA TA AFUNDANDO NO BREJO....A VACA N ÃO VAI SAIR DO BREJO..A VACA.....