Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SENTA A PUA !

Tomou o barco hoje, aos 94 anos, o brigadeiro Rui Moreira Lima, herói da Segunda Guerra Mundial. Era era o último piloto sobrevivente que participou do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), completou 94 missões sobre a tropa e objetivos alemães.
Lima nasceu na cidade de Colinas (MA) e aos 20 anos tornou-se cadete da escola militar de Realengo, no Rio. Ingressou na FAB quando a instituição foi criada, em 1941. Na Itália, durante a Segunda Guerra, cumpriu 94 missões de combate e recebeu a Cruz de Combate (Brasil), a Croix de Guerre avec Palmes (França) e a Distinguished Flying Cross (EUA) por heroísmo.
Escreveu o livro "Senta a Pua", publicado pela Editora Itatiaia, com 466 emocionantes páginas sobre a atuação da Força Aérea Brasileira nos céus da Europa.
Li o livro em 2003 numa tacada só. Encontra-se à disposição para empréstimo.
Herói brasileiro.

ER


Um comentário:

Saulo Caridade disse...

O Livro do Brig. Moreira Lima é a base do excelente documentário "Senta a Pua" que relembra a formação do grupo de aviação de caça do Brasil durante a segunda guerra. Imperdível pra quem gosta de história de verdade e da aviação.

Segue link

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=0dxdCuVL6Oo