Translate

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PALAVRAS CRUZADAS


As Palavras Cruzadas já eram conhecidas no século IV a.C. O jogo era conhecido como "laterculus".
Os antigos romanos tinham de formar palavras cruzando-as de maneiras que constituíssem palíndromos - isto é, podiam ser lidas tanto na vertical quanto na horizontal, ou de frente para trás e vice-versa.
"As inscrições mais antigas desse jogo foram encontradas nas ruínas de Pompéia, a cidade italiana destruída no ano 79 pela erupção do Vesúvio".
Nos moldes atuais, porém, as palavras cruzadas apareceram pela primeira vez no jornal New York World, em 22 de dezembro de 1913. O inglês Arthur Wynne, responsável pela seção "Diversão" do jornal, recebeu a incumbência de inventar um jogo especialmente para a edição dominical.
Wynne baseou-se em um passatempo que conhecera quando criança e que tinha regras semelhantes às dos laterculus romanos. Mas, em vez de fornecer as palavras que deveriam ser cruzadas, Wynne resolveu dar apenas dicas e criou um diagrama na forma de um losango. Uma década depois, a criação de Wynne já estava em jornais europeus, além de em todo o continente americano.
No final de semana, o pessoal da terrinha queimou as pestanas para descobrir o possível significado da sigla ABR, mencionada na mídia nacional.
Por que tanta curiosidade. ?
Chovem comentários no blog sobre sugestões.
Esqueçam.
ER

3 comentários:

Anônimo disse...

Um dos puxa sacos dirigiu ao Tancredo Neves naquela época e disse: Presidente todos me pergunta se vou ser seu Ministro; que respondo?
Diga que te convidei..insisti até..mas que vc não aceitou!
Nisso alguém diz indignado...o senhor indicou o fulano para aquele cargo tão importante?
Ele é um fdp!Como pode?
Calma, disse Tancredo , não se esqueçam que ele é o NOSSO FDP!

É a vida.....

Anônimo disse...

O que importa é que infelizmente perdemos 700 empregos na Cidade por motivos lamentáveis!
Que cada um tenha o que merece!

Anônimo disse...

http://www.istoe.com.br/reportagens/318446_EM+ITAJUBA+A+NOVA+VIDA+DO+SUPEREXECUTIVO> , a revista continua com a noticia da fabrica em Itajubá :

“Enquanto Primo presidia a Siemens, a empresa tinha planos de instalar duas fabricas em Itajubá, num investimento de R$ 300 milhões de reais, que geraria 300 empregos diretos. Depois que ele assumiu a Secretaria municipal, os alemães desistiram do empreendimento “

A Revista “Veja “também semanal e de grande circulação no país, também traz uma nota sobre a malograda expansão da Siemens em Itajubá, estampada na pagina 38,seção “Holofote “. Diz a nota :

“FÁBRICA NA GAVETA “

A Siemens enviou uma carta , na semana passada , ao Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, anunciando a desistência oficial de construir duas fabricas de motores em Itajubá, no sul do Estado.
A ideia de investir R$ 300 milhões de reais, no complexo industrial foi de Adilson Primo, que comandou a empresa durante dez anos, até ser demitido por justa causa, por suspeita de fraudes. Atualmente ele é Secretario de gestão de Itajubá, e possível candidato a Prefeito.
Com Primo fora da Siemens, não há mais razão de investir na cidade “ conclui a nota.

Agora portanto é oficial, já comunicado ao Governador Anastasia.