Translate

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

NOVA ITAJUBÁ

O Ministério da Saúde divulgou ontem os nomes dos profissionais que confirmaram a participação no programa "Mais Médicos", do governo federal. Em todo o país, apenas 938 profissionais foram selecionados para o primeiro ciclo de contratações, o que representa 6% dos 15.460 médicos requisitados pelos municípios inscritos.
No Sul de Minas, 71 municípios pediram ajuda, mas apenas Itajubá e Passos vão receber os profissionais. 
Para a terrinha, virão as médicas:

Adriana Schalkwijk Ribeiro
Marielle Brito Araújo
 
Blog: Por enquanto, outros 69 municípios mineiros que estão em dificuldades na área, permanecerão aguardando ajuda. Para preencher a lacuna existente na cidade com o melhor IDH do Sul de Minas e o quarto lugar em Minas Gerais, virão duas médicas. Seriam formadas aqui na FMI ? 
Agora vai.
 
ER
 
 
 
 

14 comentários:

Anônimo disse...

Uma das médicas é estrangeira (mas está casada com um itajubense professor). Segundo disse o próprio prefeito na Rádio Itajubá.

Aldo disse...

Menos mal. Arranjou um bom emprego...mas me diga: aqui falta médico? E em Passos também acredito que não...para onde precisa mesmo, claro que com um hospital junto, não vai ninguém...

José Almir disse...

Zelador

Me chamou a atenção quando saiu os nomes dos municípios que se candidataram ao programa mais médico e Itajubá estava na lista. O que chamou a atenção foi o fato do Sr Zelador, por tres semanas, pedindo explicações para qualquer um que pudesse explicar o porque que nossa cidade estava na lista.
Uma cidade que a população não chega a 100 mil habitantes, com uma escola de medicina tradicional, com santa casa e hospital e uma cidade com um idh bem razoável diante do quadro geral.
A cada esquina, diariamente, encontramos com médicos de variadas especialidades, a cidade toda transpira planos de saúde, médicos, dentistas, psicólogos, etc.
Será este é o mecanismo da concentração de renda do qual o Brasil , infelizmente, ainda é campeão???

Edson Riera disse...

José Almir,

Entendi que o projeto era para incentivar ou obrigar ou pressionar médicos para irem trabalhar em locais não atendidos. Não só no sertão, como nas periferias dos grandes centros. Pois bem, Itajubá, praticamente a única, a ser escolhida, para mim foi incompreensível. Até que me provem o contrário, foi uma provocação. A Prefeitura oficializar o pedido foi um erro. Pergunto: Como uma cidade com o melhor IDH da região é a única a precisar de socorro ?
Penso: Ou foi um deputado desastrado (ou sacana) que pediu ou foi Pouso Alegre ou Varginha preocupadas com as nossas deficiências.
Ontem, num exame de rotina em São Paulo (minha filha é médica) falei sobre o assunto com outros dois médicos, que não acreditaram no acontecido. Itajubá ??? disseram eles.
Devagar vão demolindo nosso orgulho próprio. Observe tudo o que está acontecendo.
Zelador

Anônimo disse...

Nossa que bobagem, vocês por acaso sabem quanto CUSTA UMA CONSULTA AQUI NA TERRINHA é de 150 a 400 REAIS!
Claro que temos muito$$$$$ medico$$$$ mas são todos mercenários, precisamos de médicos e não de mercenários só pra RICO$$$$.

Anônimo disse...

Camarada, observando as grandes FOTOS do Jornaleco da Cidade notei a ausência do Sr. Secretario da Saúde o nosso Zambra, que politicamente esta sendo substituído fotograficamente pelo Dr. Rodol$fofô, amigo do Bilaqinhonhô!

Te cuida Zambra!

Alias todos os secretários tem um ADILSON pra incomodar, claro antes de chegar no prefeito ou perfeito!

Anônimo disse...

Estão trazendo um medico OCULISTA mais barato para atender pelo SUS, dizem que em Itajubá só tem um (que parece uns 10) e ganha como uns 100, claro, e não esta dando conta, ou cobrando contas!

Ele atende em todo lugar até no quartel!

Anônimo disse...

Mexendo no problema errado

Por Carlos Brickman



Não é questão de nacionalidade: um dos maiores médicos do Brasil foi um ucraniano, Noel Nutels, que levou a saúde pública às áreas indígenas da Amazônia.

A questão é outra: é que o Governo criou uma enorme polêmica por achar que Saúde é Medicina. E não é: Medicina é a última etapa na luta pela Saúde.

A Saúde começa pela engenharia - saneamento básico. A água potável e os esgotos reduzem o número de doentes (e derrubam a mortalidade infantil).

Educação é o segundo passo: qu em lava as mãos e cuida da higiene básica, mantém o mosquito da dengue à distância, assegura a limpeza dos animais domésticos e cuida de seu lixo tem mais condições de evitar doenças. Condições de vida são importantes: roupas e calçados minimamente adequados, alimentação suficiente e moradia saudável fazem milagres.

Se uma pessoa educada, com acesso a saneamento básico, alimentação e moradia, devidamente vacinada, mesmo assim fica doente, então sim cabe à Medicina cumprir seu nobre e insubstituível papel de cura.

Em resumo, não adianta trazer grandes especialistas mundiais sem que a população tenha condições adequadas de vida. Tem? Não, não tem.

E não falemos de periferias: aqui mesmo, Guarulhos, na Grande São Paulo, segunda maior cidade do Estado e 13ª do país, com 1,2 milhão de habitantes, onde está o maior aeroporto internacional do país, não trata nem metade dos esgotos que lança no rio Tietê.

A propósito: sem seringas, termômetro, um medidor de pressão, um medidor de glicemia, alguns remédios, que é que se espera de um médico? Milagres?



Lembre-se sempre:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".


Esta é uma comunicação oficial do Instituto Endireita Brasil.

Anônimo disse...

ABSURDO

"Se uma pessoa educada, com acesso a saneamento básico, alimentação e moradia, devidamente vacinada, mesmo assim fica doente, então sim cabe à Medicina cumprir seu nobre e insubstituível papel de cura."
Quer dizer que uma pessoa que não seja educada não pode ter acessso a medicina .
Quer dizer que uma pessoa que não tenha acesso a saneamento básico não pode ser beneficiada pela medicina .
Quer dizer que uma pessoa que não tenha alimentação não pode ter acessso a medicina .
Quer dizer que uma pessoa que não tenha moradia não pode ter acessso a medicina .
Quer dizer que uma pessoa que não seja devidamente vacinada não pode ter acessso a medicina .
E veja bem que alguém nessas condições paga impostos como todos , e a solução apresentada pelo "Endireita Brasil" , um orgão do PSDB é que seria melhor então matar no ninho .

Coruja

Anônimo disse...

Hô coruja parece que sua leitura, esteja um tanto quanto equivocada, se os investimentos dos governos estivessem voltados para essas áreas, e o dinheiro realmente não fosse desviado, os problemas médicos seriam minimizados e aí o Brasil teria médico mais do que o necessário. Dá pra entender?

Anônimo disse...

Anônimo

Parece que o equivoco é seu .
Senão vejamos :
Como os investimentos dos governos não foram voltados para essas áreas e como o dinheiro foi desviado , esta parcela da população não pode e não vai ter acesso a medicina .
Para o PSDB e o corporativismo dos médicos é o que se apregoa .

Coruja

Anônimo disse...

coruja, viva de dia pois de noite tá difícil te entender. Quem sabe se na luz do dia você consegue!!!!

Anônimo disse...

A médica Adriana Schalkwijk Ribeiro nasceu na Holanda mais veio para o Brasil quando tinha 3 anos. Dr. Adriana é formada pela faculdade de medicina da universidade de Pernambuco, tem Mestrado em Sáude Pública nos Estados Unidos e foi professora de disciplinas básicas de medicina nos Estados Unidos. Recentemente veio para Itajubá (da Holanda) – juntamente como o esposo - que prestou concurso e assumiu a posição de professor de Engenharia Elétrica na UNIFEI.
De um amigo da familia

Edson Riera disse...

Bem vinda Dra. Adriana.

Que sua família se dê bem na terrinha.

Zelador