Translate

terça-feira, 20 de agosto de 2013

DE OUTRA PANELA


A antiga expressão voltou a tona em uma entrevista concedida pelo Secretário Adilson Primo, a uma revista ou jornal de grande circulação nacional. Disse ele:
- "Fomos contemporâneos de Escola, mas não fomos da mesma panela"
Hoje tive de explicar para um amigo de São Paulo esse negócio tradicional de formação de panelas na nossa Escola.
Saí de lá há séculos, mas no meu tempo (conversa de veterano) a instituição chamada "panela" era uma realidade. Não estamos falando de "panelinhas", que era pejorativo e não significada coisa muito boa.
"Panela" era "panela". Coisa séria e fundamental para sobrevivência na Efei e na cidade. A boa é tradicional panela, tinha de 6 a 10 membros. Tinha um líder nato.
Não necessariamente moravam na mesma "república". Tinham os mesmos gostos musicais, mesmas afinidades e quase sempre o mesmo padrão financeiro social.
Fundamental fazer parte de uma panela bem azeitada. Empréstimos de livros, companheiros das sessões de cinema, parceria (não muito legal) em relatórios, trabalhos em equipe, troca de informações nas provas, solidariedade quando dos foras das namoradas, companheirismo nos porres, confidências diversas e sonhos parecidos. Panela bem formada ia do primeiro ao quinto (não do jogo de bicho - dos anos de curso). 
A vida profissional, casamento, famílias e tomadas antecipadas de barco, acabaram por fragmentar brilhantes "panelas" que passaram pela terrinha.  
Interessante que "panelas" só funcionam bem na escola. Nos empregos, nas igrejas, na política e sociedade em geral é um desastre.
É a vida.

ER

5 comentários:

Anônimo disse...

"Panela" era "panela". = COMPANHEIRISMO! Simples assim.....

Anônimo disse...

A Panela de pressão, EXPLODIU! Tudo no seu lugar......

Anônimo disse...

Alias Itajubá precisa esquecer e enterrar algumas pessoas que colocaram o nome da Terrinha na LAMA!

Ta loko meu, ta dimais...

Anônimo disse...

Amigo Zelador!!! Você está se tornando um expert em tirar o foco da gravidade desse assunto. Foi contratado pelo Tião??

Anônimo disse...

Perguntar nao ofende:
A Siemens é da mesma panela da Alstom?
E o PSDB é da panela da Siemens?