Translate

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

É A VIDA...

Depois de séculos afastado, ontem fui dar uma caminhada pelo centro da cidade. Na realidade, confesso que fui tentar encontrar com o Dr. Aldo, sentar num banco no meio da praça, sob um solzinho gostoso, e ouvir sua sempre ponderada, tranquila e apaziguadora opinião.
Não foi possível. Soube que ele está curtindo o  seu aconchegante apartamento no Quartier Latin, bem próximo à margem esquerda do Sena. Faz muito bem.
Conversei com muitos amigos que há muito não encontrava.
Como não podia deixar de ser, o assunto principal que vem despertando a curiosidade geral, é o caso Siemens/Alstom.
O assunto não é novo. Já foi objeto de denúncias e reportagens na imprensa nacional em 2009. Inexplicavelmente, pelo que sei, as investigações não foram levadas adiante.
Pois bem. Todos sabemos que não existe malfeito que não venha à tona. É questão de tempo. Nesse caso, com certeza, não voltou à mídia pelo interesse do órgão federal (Cade) em defesa da livre concorrência.
Trata-se de guerra política partidária. O PSDB está no poder em São Paulo, desde à época dos bondes circulando pela Brigadeiro Luís Antônio. O PT acuado pelo mensalão e possibilidade da diáspora dos aliados, precisa descolar de si o rótulo de pai e mãe de todas as corrupções.
Lembraram -se do Cade, órgão diretamente ligado ao Secretário eterno da Presidência da República, Gilberto Carvalho e mais diretamente ao Ministro da Justiça, Dr. Cardozo. Ambos, fiéis e valentes oficiais petistas.
Não nos esqueçamos que o governo paulista é o sonho de consumo do petismo.
Por caminhos estranhos e não confiáveis, o Cade tomou a atitude certa: abrir investigações. 
Processo sigiloso ? OK. Vazamento seletivo de informações ? Impossível não acontecer.
Blá, blá, blá...
O que acontecerá ?
Formação de cartéis no Brasil, principalmente nos fornecimentos público, sempre foi corriqueiro e usual. Até papelarias de cidades do interior se reúnem em torno de uma mesa para dividir fornecimentos. Na maioria das vezes nem é praticado o superfaturamento. É o preço normal, com uma gordurinha a mais, necessária para dar um agrado para alguém. Entenda-se como agrado, um vinho, uma agenda ou um panetone.
Em outros casos, como temos acompanhado pela imprensa, não praticam agrados. Praticam corrupção. Nesses casos, parte dos valores "cobrados à maior", são (devidamente legalizados ou não) encaminhados como contribuição aos partidos e candidatos para bancar os altíssimos custos de campanhas eleitorais. Logicamente que no decorrer do processo escapem algumas quirerinhas para pessoas físicas. É possível. 
O Brasil está mudando e muito. O povo irá exigir todos os esclarecimentos e o fim da impunibilidade.
Trazendo para o varejo. Temos instalada na terrinha a francesa Alstom. A unidade local, pelo que me consta não é fornecedora de equipamentos ferroviários. Mesmo sendo, quero crer que os diretores e gerentes locais não têm nada com isso. São negociações de alta cúpula comercial. Seria bom.
No caso da alemã Siemens, que tinha previsto a instalação de uma unidade na terrinha e desistiu, só temos que observar.
Sim, o Adilson Primo era o Presidente da empresa no período em que aconteceram os fatos. Com certeza se confirmados os fatos que teriam sido admitidos e  denunciados pela própria empresa, deveria saber das negociações.
Poderia ser voz discordante ou não. Mas com certeza, face aos números preliminares divulgados, impossível desconhecer.
Aposentado, tranquilo e tecnicamente competente, caso seja mencionado no processo se defenderá com todo o apoio legal.
Para nossa cidade, nesse momento de início de turbulência (deve piorar muito), possivelmente acontecerá muito desgaste, face o inédito e alto cargo que ocupa. Super-Secretário responsável pela administração.
Ficará difícil o seu dia a dia e contatos externos.
Mais previdente seria o seu afastamento, mesmo que temporário e aguardar o desenrolar dos fatos. Melhor para o Adilson e para o Prefeito.
Terminando: Praticamente todos guerreiros, que finda a batalha vieram repousar na terrinha, dentre os quais modestamente ouso a me incluir, já vivenciaram, participaram ou observaram, em grau maior ou menor, a ocorrência desses absurdos.
Não aceitamos, mas entendemos.
 
ER 
 
 
 


9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Zelador, vc disse o que todos nos gostaríamos de dizer! Apenas lembre-se que no caso da Alstom o produto é GRANA! Não a deixa fora não, e vc sabe quem estava lá!
Claro que entendemos e QUEREMOS neste momento ATITUDE do sr.Prefeito, afinal um secretario especial com salário ESPECIAL condições ESPECIAIS numa enrascada ESPECIAL NÂO PODE NOS REPRESENTAR como CIDADE em ABSOLUTAMENTE NADA, NADA!

Va pra casa e aguarde o desenrolar , nos não temos nada com isso e ja fomos prejudicados com a não vinda de uma GRANDE EMPRESA!Tem culpa sim, mesmo que numa parte, e o nome da terrinha tem MUITO VALOR para que ele a carregue neste momento. Onde nós estamos? Por favor.....

Adilsom FORA AGORA!

Chega de hipocrisia!

Anônimo disse...

Mais previdente seria o seu afastamento, mesmo que temporário e aguardar o desenrolar dos fatos. Melhor para o Adilson e para o Prefeito.

EM RESPEITO A CIDADE!SEU POVO!SUAS INSTITUIÇÕES!

Este cara NÃO ME REPRESENTA EM NADA!

Anônimo disse...

Li com muita atenção seu comentário! Excelente!
Fico pensando porque vc não o envia ao seu sobrinho Rodrigo pois certamente ele vai entender e tomar a única atitude possível nestes casos, alias deveria vc enviar uma copia ao seu irmão Tião e também uma copia ao Jornalzinho da Cidade, esta muito bem escrito e dito!
Já falei ao Rodrigo Marques que tire todos os colunistas que ele tem e deixe vc escrever pois vc diz o que nós pensamos! Claro, franco e verdadeiro!
Ele insiste em manter e divulgar a incompetência, fazer o que?
Lute camarada, com sua voz, com suas palavras, quem sabe ainda teremos salvação!
É uma pena que a nossa oposição política é ridícula, para mim vc é a voz do PSDB!
Ah!Precisamos fazer um movimento na porta da prefeitura; Adilson aqui NÃO!

Edson Riera disse...

Anônimo,

Sei bem das dificuldades de editar um jornal na terrinha. Respeito o Itajubá Notícias e o Sul de Minas. Têm bons colunistas, cada um em sua área. É difícil comparar um jornal com um blog. A independência não é a mesma. O jornal não pode publicar tudo o que vai pela cabeça do editor.O blog pode. O jornal publica as notícias e as comenta com o intuito de esclarecer. O blog comenta e publica o seu ponto de vista e comentários diversos obres noticias publicadas. Esporadicamente, o blog até noticia. Raro.
Gosto dos colaboradores dos nossos jornais.

Zelador

Anônimo disse...

Vc e o Patrick Cesário são as pessoas certas para serem colunistaS DO iTAJUBÁ nOTICIAS.

eSTAMOS TORCENDO!

Anônimo disse...

Vc se esqueceu do Oldeir Ramos ...

Anônimo disse...

Tem o Waldir do transito. muito bom e o prof. Ruim Malacaxeta, o Paulão, nossa quanta gente boa, mas não adianta é um amor pela Angela, Coronel Madsom, iiiiiiiiiiiiiiliiiiimitado.

Anônimo disse...

É Vandir....seu bobo!

Anônimo disse...

Pode acrescentar ai o Sandro do Xodó, sabe tudo.