Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Foi divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil - IDHM.(dados do censo de 2010)
O que vem a ser o IDHM ?
É uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O Brasil está bem, com um índice considerado alto - 0,727
Minas Gerais está na 9ª posição. Ocupam as primeiras posições, o Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina. O último colocado é Alagoas, com o Maranhão em penúltimo.
Nossa cidade obteve um índice de 0,787, considerado alto.
A terrinha ocupa a 85ª entre os 5565 municípios do pais e a 4ª posição em Minas Gerais.

Posicionamento em Minas Gerais:
1 - Nova Lima 0,813
2 - Belo Horizonte - 0,810
3 - Uberlândia - 0,789
4 - Itajubá - 0,787
5 - Lavras
6 - Poços de Caldas
7 - Juiz de Fora
8 - Varginha
9 - Lagoa Santa
12 - Pouso Alegre
 
Itajubá, com relação ao IDHM de 2000, teve um crescimento de 13,89% no levantamento de 2010. Nas últimas duas décadas (1990/2010) teve um crescimento de 36,87%, ficando abaixo do crescimento nacional (47,46%) e abaixo da média estadual (52,93%).
 
Para se ter uma ideia comparativa com os nossos vizinhos:
Pouso Alegre - 0,774
Santa Rita - 0,721
Piranguinho - 0,717
Maria da Fé - 0,702
Brasópolis - 0,692
Wenceslau Braz - 0,678
Delfim Moreira - 0,669 

A cidade que alcançou o melhor índice no país, pelo terceira vez consecutiva, foi São Caetano do Sul (0,862). O pior índice ficou com Melgaço - Pará (0,418).

ER
 

11 comentários:

Aldo disse...

Em alguma coisa temos de ganhar de Pouso Alegre, não? Afinal de contas logo seremos sua cidade-dormitório.

Anônimo disse...

ESTE PREFEITÃO é o CARA , ta vendo? já faturamos o IDH!

Anônimo disse...

Lavras no quesito educação (0,719).



UNIFEI? MEDICINA?ENFERMAGEM? FEPI? FACESM? etc e tal....levamos ferro!

Anônimo disse...

Eu sabia que o adilsom primo e o rieirinha ia fazer alguma coisa boa pra nois, ta vendo, reclamar do que gente eu estou tão FELIZ!

Tomou Chicão? Tomou BPS? Tomou Jorge? Prefeito bão é assim IDH la em cima. kakakakakakakaka ah parabéns pro bilac que ajudou muito!

Anônimo disse...

O pessoal fala tanto de Pouso Alegre, aquela cidade que está longe de ser comparada minimamente a São José dos Campos, por exemplo. Estive em PA neste final de semana e fiquei espantado com o centro daquela cidade, que mais se parece com uma 25 de Março em miniatura. Cheia de barraquinhas, camelôs e lojas de quinta categoria, um monte de tigres e manos mal arrumados andando para cá e para lá. Se isso for crescer, prefiro que Itajubá fique do jeito que está. Se ao menos tivesse a pujança de São José dos Campos, para dar um rápido exemplo, aí eu até entenderia o porquê do pessoal encher tanto a bola de Pouso Alegre. Mas aquela cidade está muito longe disso. Uma cidade inflar e se encher de fábricas é muito diferente de se desenvolver. É lógico que uma coisa ou outra lá deve ter, mas não é essa Coca-Cola toda que o pessoal fica decantando por aqui. Vamos parar com essa dor de cotovelo, gente!!!

Anônimo disse...

TA VENDO ZELADOR o Prefeito sabe das coisas....pena que o Rosinha não divulga!

Anônimo disse...

Zelador, eu creio que os anônimos estão enaltecendo o atual prefeito e
o super secretário (enrascado) e não foram avisados de que esse idh refere-se aos dados de 2010, quando nem a campanha eleitoral ainda estava na rua. Acorda, elogiem quando fizerem algo de útil.

Anônimo disse...

O bobão.... que importa se é de 2010 o que importa é agora, fazer marketing, elevar a cidade, tirar proveitos como qualquer prefeitinho mais ou menos deveria fazer; absurdo seria sair por ai falando que é de 2010; deixe de ser tolinho, o ovo da pata é melhor mas o mais famoso é o da galinha que sabe se COMUNICAR, fazer PUBLICIDADE! Ou não?

Vamos elogiar a cidade! Tirar proveito disso; é preciso CRESCER! GRANDEZA! O dificuldade......

Anônimo disse...

Ta certo o anônimo ai, de uma dica para seu sobrinho, ele precisa aproveitar este assunto do IDH e dar um GAZ na CIDADE! MERECEMOS!

Humberto disse...

Gente, por que essa discussão ???

É só uma questão de tempo e Itajubá vai emendar com Piranguinho q vai emendar com Santa Rita q vai se juntar a Pouso Alegre e teremos então a Grande Olegário Maciel...

E assim fica bom para todos...

Anônimo disse...

Humbert, cuide ai de sua São Jose Lorena Taubate Caçapava dos Santos,

ainda somos crianças.