Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

DIA DE MINAS - MAIS MEDALHAS


Dizia um sábio professor (nordestino) de história na terrinha :
"Se tem uma coisa que mineiro gosta mais de que queijo é de uma medalha. De preferência sendo entregue por uma autoridade. Melhor ainda, pendurada no pescoço por uma vistosa fita colorida e tendo como fundo musical um dobrado (pode ser a música "peixe vivo") sapecado por uma banda furiosa"
É lembrança para o resto da vida."
Hoje teremos medalhas em Minas. Mais precisamente em Mariana. 
A história é a seguinte:
 
Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital de Minas. Mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana (homenagem de Dom João V à sua mulher, a rainha Maria Ana.
O título de capital durou apenas nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto.
Em memória da importância da primeira sede do Governo de Minas foi instituído há 34 anos o Dia de Minas.
A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana.
Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha  Dia do Estado de Minas Gerais.
Hoje, o governador Antonio Anastasia preside, em Mariana, a cerimônia oficial em comemoração a data.
Durante a solenidade serão agraciados com a Medalha personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
 
É a vida.
 
ER

2 comentários:

Anônimo disse...

É temos festão tambémm com medalha, placas,banda e tudo no CLUBE ITAJUBENSE, autoridades, segurança, amanha é niver do Rodrigo Marques Ribeiro, 50 anos do Itajubá Noticias,e olha que a festa é a semana inteira. Merecem os parabens.Te vejo la zelador.
Virgilio

Anônimo disse...

Cuidado com festas...


Casamento alvo de protestos no Rio custou cerca de R$ 3 mi


Do calçadão da avenida Atlântica era possível ver os salões do hotel Copacabana Palace transformados em um misto de palácio tropical e indiano, com arranjos de flores multicoloridas sobre mesas espelhadas e painéis reproduzindo trabalhos de artistas da missão francesa, como Debret e