Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

16 DE JULHO

Presidente Vargas no Clube Itajubense - 1939
O Presidente Getúlio Vargas, com o Decreto 23.624, de 20 de dezembro de 1933, criou a Fábrica de Canos e Sabres Para Armas Portáteis, tendo Itajubá sido escolhida para sediar a indústria do Exército
Transcorridos 6 meses, no dia 16 de julho de 1934 e com a presença do General Deschamps Cavalcanti, foi oficialmente fundada a então Fábrica de Canos e Sabres Para Armas Portáteis.
No ano seguinte, no dia 16 de julho, foi inaugurada a primeira oficina para fabricação de canos.
Em 25 de abril de 1939, o nome mudou para Fábrica de Itajubá, isto porque já não se destinava somente à fabricação de canos e sabres mas das armas completas, fuzis, metralhadoras e pistolas.
No mesmo dia 16 de julho, porém em 1939 (um domingo), visita Itajubá, na comemoração do 5º ano da fábrica, o Presidente da República, Getúlio Vargas, que aqui esteve acompanhado do General Eurico Dutra, tendo sido recebido pelo Governador de Minas, Benedito Valadares. 
No mesmo dia, foi inaugurado na cidade com a presença das autoridades mencionadas o Estádio Esperança, depois denominado Estádio Coronel Belo Lisboa. Na oportunidade,  enfrentaram-se o Botafogo do Rio de Janeiro e a Seleção de Itajubá.
Como todos os políticos que visitavam a cidade, o Presidente Vargas esteve visitando o ex-presidente Wenceslau Braz na Casa Rosada.(existem fotos documentando o encontro)
À noite, o Clube Itajubense, sob a presidência do Dr. Luiz Viana, recebeu as autoridades em grande estilo.
Em 30 de dezembro de 1976, a FI foi  incorporada ao patrimônio da Industria de Material Bélico do Brasil - IMBEL.
 
(Fonte Armelim Guimarães)
 
ER

3 comentários:

Aldo disse...

Você e o Virgilinho dançaram com quem?

Edson Riera disse...

Aldo,
Dançamos com as avós não sei de quem.

Zelador

Edson Riera disse...

Aldo,
Dançamos com as avós não sei de quem.

Zelador