Translate

quarta-feira, 19 de junho de 2013

RESUMINDO...

Ninguém apresentou uma análise conclusiva sobre o que está acontecendo no país. Tentativas de explicações diversas.
A grande verdade é que todos estão atordoados. Jornalistas, professores, políticos, empresários e leigos, buscam respostas. Alguns fizeram pouco caso do movimento e revisaram suas posições. Outros, mais turrões, insistem no erro.
Pergunto: Ocorreu alguma palavra de ordem contra os proprietários das empresas de ônibus ? Alguma crítica a empresários industriais e comerciais ? Aconteceram brados contra religiões ? Protestos contra grupos minoritários ? Movimentos contra possíveis agressores do meio ambiente ?
Nada.
Todas as revindicações, praticamente, são feitas em cima dos serviços públicos e da corrupção. Diretamente aos governos federal, estadual e municipal. Indiretamente aos senadores, deputados federais, estaduais e vereadores.
Resumindo, os vilões da história são os políticos.
Classe totalmente desgastada em todos os níveis. Eles próprios, em seus discursos, têm admitido esse fenômeno.
Generalizando, eles próprios, distanciando-se do povo, colocaram-se nessas posição.
Partidos esfacelados se apequenaram e se transformaram em balcões de negócios. Promessas feitas em campanhas, impossíveis de serem cumpridas.
Tomadas de decisão alheias e muitas vezes contrárias à vontade popular.
Distanciamento provocado.
Uma das saídas (que jamais irá acontecer) seria uma total reforma política, com impedimento de reeleição, transferir a responsabilidade dos "fichas limpas" para os partidos, extinção de partidos nanicos, fixação de salários simbólicos para todos os eleitos, diminuição do número de representantes, fim de mordomias e outros.
Começaria a mudança.
Como nunca irá acontecer...
Obs: Inquestionável a capacidade de mobilização das redes sociais.

ER

Nenhum comentário: