Translate

domingo, 23 de junho de 2013

PRIMEIRA PASSEATA DA HISTÓRIA DA CIDADE

Foto cedida pelo Dr. Aldo
Já que o assunto está em pauta, vamos recordar com a total participação do grande historiador Armelim Guimarães, como aconteceu a primeira passeata na terrinha. Na impossibilidade de outros meios de comunicação, foi convocada no púlpito da igreja matriz.
Ressalte-se, que já na primeira manifestação de rua (ou de estrada), já aconteceram atos de violência.
Como aconteceu:
 
A Lei Imperial de 14/7/1832 confirmava a elevação do Curato da Boa Vista (sempre a Boa Vista) à categoria de freguesia.
O Padre Lourenço da Costa (então na terrinha), enérgico e impulsivo, resolveu em princípios de agosto de 1832, ir buscar os livros e santos (imagens) pertencentes à paroquia que haviam ficado lá no arraial velho, hoje, o aprazível município de Delfim Moreira (nome como o trataremos doravante).
O acontecimento exigia solenidades e pompas. Para tanto, o Padre Lourenço lançou um convite ao povo da Boa Vista, convocando-o do púlpito para a histórica peregrinação à Capela Velha (Delfim Moreira). 
Na madrugada de um domingo de agosto de 1832, depois da missa, a romaria seguiu para Delfim Moreira. Uma pequena tropa levava víveres. Mulheres e crianças seguiam a cavalo. Homens brancos e escravos acompanhavam a pé.
Como em todos os movimentos acontecidos no país, havia um espião e traidor. Esse elemento, seguiu na frente e avisou o pessoal de Delfim Moreira do perigo.
Os delfinenses, armando-se de foices, clavinas, garruchas, varapaus, facas e chicotes, se posicionam camuflados na entrada da cidade.
Quando a comitiva do Padre Lourenço aproximou-se do pontilhão de madeira, na entrada da então Vila Velha, os defensores atacaram.
O pau quebrou feio.
Enquanto poucos heróis lutavam pela causa do Padre Lourenço, a grande maioria fugiu em debandada, em desabalada carreira. Pânico geral.
O local da peleja passou a ser chamado pelo nome de "Encontro". Segundo relatava o Sr. José Gomes Arruda, participante do episódio, "deve ter gente de Itajubá correndo até hoje".
Feridos e desmantelados, os heróis que lutaram, só pela madrugada dia seguinte (uma segunda-feira) é que foram chegando de volta.
Segundo dizem estudiosos entendidos no assunto, esse "waterloo itajubense" é uma das razões do baixo astral que insiste em permanecer nas redondezas.
É a vida.
 
"Um quadro pintado pelo artista Luis Teixeira retrata o encontro (propriedade da família do Dr. Gaspar Lisboa)
 
ER

7 comentários:

Anônimo disse...

Ai esta a diferença, ficam fazendo NOTA DE REPUDIO, EMAIL, BLALAbla, tem que ir pra rua.....

A nota de repúdio diz que os "médicos importados" não irão compensar a falta de leitos, de medicamentos e de ambulâncias, além das más condições dos hospitais, e cobram ações e recursos para a área da saúde.

"Os protestos não pedem médicos estrangeiros, mas um SUS público, integral, gratuito, de qualidade e acessível a todos. É preciso reconhecer que é a falta de investimentos e a gestão incompetente desse sistema que afastam os médicos brasileiros do interior e da rede pública, agravando o caos na assistência", avaliam.

Está feia a coisa...

Anônimo disse...

FOLGADOS! Vão pra Rua...que..que.que... vão fazer passeata com seus carro~es, helicópteros, aviões, barcos,motos....


Em carta aberta aos médicos e à população brasileira, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) manifestam preocupação com a medida e ameaçam ir à Justiça para evitar a entrada de médicos estrangeiros no País.

Anônimo disse...

do baixo astral que insiste em permanecer nas redondezas


É PRAGA BRAVA MESMO.

Anônimo disse...

Me chamou a atenção a presença de muitos jovens na manifestação de ontem, e foi a juventude quem mais acreditou nas promessas de campanha do Rodrigo Riera e quem deu mais votos a ele. Por isso eles tem todo o direito de serem os mais decepcionados, mas a decepção veio muito cedo.

Agora parece que vão para a Camara dos Vereadores? La a decepção é X 10 !

Anônimo disse...

Tudo esta certo e correto, mas me parece precipitado algumas insistentes opiniões , em que ressaltam estarem " decepcionados" com o governo do Rodrigo.
Sao apenas 5 meses completos de governo, dos quais pelo menos 3 foram para por a casa em ordem.
Há ações pontuais e corajosas no transito, limpeza e saúde, que muito me animam e sinalizam que não perdi meu voto.
Sei que sao opiniões político partidárias, mas , creio, serem maldosas e não levam a absolutamente nada.

Esperançoso

Aldo Goncalves disse...

Os prejudicados não serão os médicos. Será o povo, claro. Onde Cuba vai arrumar 6.000 médicos? Só se der diploma aos frentistas, já que lá não tem carros, aos pedreiros, pois lá não se constroi, aos cozinheiros, pois lá não se come, e assim por diante. E bem que poderia lotar alguns na Câmara, outros no Senado, e deixar alguns privativos para Dilma, a feia.

Anônimo disse...

Rodrigo é o velho Tião transvestido, a embalagem é nova, mas, o conteúdo é retrógrado e ultrapassado. Agora no poder, já que o pai nunca conseguiu, navega entre as coordenadas do pai e as ordens do Bilac, devido ao milionário financiamento de campanha e muito distante do povo!!