Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

LINGUAGEM DE MÉDICO


Em recente concurso cultural promovido pela ANABB - Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, a Maria Luiza Ferreira Rezende, simplesmente a Misa, da terrinha, foi a ganhadora da categoria "Crônica".
Misa já tem dois livros publicados e um deles foi objeto de "post" no "viver é perigoso"
Leiam:

"Sendo uma pessoa bastante alérgica, raramente saio à rua sem um lenço, com o qual tento me proteger do vento, poeira e outras intempéries. Pois bem, resolvi procurar um médico famoso em busca de um tratamento eficaz. Ao entrar em seu consultório ricamente mobiliado, fiquei admirada com tantos diplomas, certificados, prêmios e títulos. Após as devidas apresentações e narração da minha condição de alérgica, disse-me ele:
- Com base em todo o seu relato, não há dúvidas, a senhora sofre de um edema de Quincke.
 Assustada, perguntei:
- O que é isso?
Ele me respondeu:
- É simplesmente uma reação de seu organismo a um alérgeno.
- E isso é grave? Perguntei eu, ao que ele me retorquiu:
- Bem, isso pode provocar uma taquipnéia ou uma hipobaropatia e às vezes, levar a uma ambliopia e até mesmo a uma dispnéia paroxística. Estudando todo o relato de sua anamnese, penso que a senhora precisa de um agente terapêutico que iniba suas reações alérgicas, talvez uma droga anti-histamínica. Evite aspirar poeira carregada de asbesto para não agravar seu estado com uma pneumoconiose. Saiba que a assepsia é fundamental. Não pretendo lhe receitar um tratamento paliativo porque é preciso erradicar a causa de sua enfermidade.
O melhor mesmo são medidas profiláticas que podem lhe proporcionar uma melhor condição física. Entretanto, é necessário que a senhora leve em consideração que já está caminhando para a senilidade e aceitar certas limitações, tendo em vista que já não é nenhuma jovem de vinte anos. Em casa, procure se manter em posição decúbito supino que facilitará uma melhor circulação cerebral e cardíaca.
Assim que consegui uma brecha, tentei descrever um sintoma:
- Doutor, depois de pegar um vento, às vezes sinto uma vertigem. Será que é da alergia? E ele:
- Essas sensações subjetivas ou objetivas de movimento do corpo em sentido giratório ou de movimento de desequilíbrio são absolutamente normais no seu quadro clínico. Para o momento, vou lhe receitar um acetilsalicílico que certamente vai amenizar sua condição respiratória, mas é preciso cautela no uso porque essas drogas saliciladas constituem ciladas para o paciente, pois se o livram da sensação alérgica, o empurram para uma dependência física.
Use abuse de balneoterapia que tem se mostrado muito eficaz no combate aos diversos alérgenos. Vou lhe preparar a receita.
O médico virou-se para o computador de última geração e desatou a digitar minha receita. Ao preparar o papel, a impressora deu pau e ele, um tanto desapontado me explicou que, às vezes, a máquina ingeria uma quantidade excessiva de papel, o que ocasionava uma obstrução das vias impressoras. Levantei-me irritada e saí do consultório, sem que ele percebesse minha ausência.
No caminho, passei em casa de D. Ditinha, amiga de minha mãe, que me arrumou um punhado de raízes de chicória velha, cardo santo e hortelã. Fiz um chá, embrulhei-me em uma manta quentinha e dormi profundamente, sem chiado no peito e nariz entupido. "
 
Misa

Nenhum comentário: