Translate

domingo, 5 de maio de 2013

IPPON

 
Iponn é um termo utilizado em competições de judô, atribuída a um golpe "perfeito". Significa que o golpe foi desferido de forma correta, resultando na projeção do oponente, com queda, desde que este tenha ficado com as costas por completo no tatame, ou quando sejam aplicadas imobilizações, dentro de um tempo determinado, ou pela desistência do adversário em casos de chaves, de mãos ou pés, e estrangulamentos; caso ocorra, a luta termina, podendo assim a luta resolver-se em um único golpe.
 
Termo usado pelo então presidente Fernando Collor (dado a praticar lutas marciais) quando de sua posse, referindo a galopante inflação no país, deixada pelo Sarney.
Disse o destemperado de Alagoas (votei nele) :
- Vamos aplicar um Ippon na inflação. Confiou demais no seu taco e na ministra Zélia. Deu no que deu.
 
Voltamos ao nosso caso.
Guardadas as devidas proporções, o prefeito Rodrigo Riera, com a implantação de uma nova forma de administrar (nova para a terrinha), criando uma super-secretaria e trazendo para comandá-la o Top - Executivo, Adilson Primo, poderia em uma entrevista declarar que estava dando um Ippon no marasmo técnico-administrativo que tomou conta da terrinha nos últimos anos.
Atitude ousada e estimulante.
Eu ficaria decepcionado se não fosse adotado algo nesse sentido. 
Entretando, preocupa-me sobremaneira alguns aspectos que observo mesmo estando de longe.
O prefeito não poderia, praticamente, terceirizar o comando do dia a dia municipal. Não pode afastar as mãos das rédeas por um segundo sequer. Daria muito bem para estar fora buscando contatos e oportunidades e dirigir a administração.
É de sua responsabilidade direta manter a unidade de equipe e os aspectos políticos municipais que envolvem um administração.
Obrigatoriamente (não sei se pensou nisso) teria que ter nas mãos um "Plano B", com duas válvulas de escape.
 
A primeira, seria utilizada se o Gestor Adilson Primo se desanime com o labirinto escorregadio que vem a ser a administração pública e peça o boné.
Teria que manter guardado nas mangas um nome o mesmo conhecimento, bagagem, disposição e paciência para substituí-lo.
Caso venha  acontecer a primeira, o que não é difícil, e se não tiver opções à mão para dar sequência, sem traumas, no projeto, poderíamos vivenciar um pré-caos.
 
A segunda, como recomeçar a administrar a cidade do ponto zero. Ou até mesmo de antes do ponto zero, aplicando a administração tradicional, também conhecida como "arroz com feijão".
Torcemos para que desentendimentos não aconteçam.
 
ER
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc pode traduzir isso? Que ta acontecendo ou que aconteceu quue eu não vi nada de nada!

com a implantação de uma nova forma de administrar (nova para a terrinha),

Só vi umas mudanças erradas no transito, nada mais...ah a Leandra Blabla levou pau da Siemens..mas isso até o Rodrigo Marqueis já sabia.

Anônimo disse...

Torcemos para que dê certo. Mas até o presente momento temos uma cidade abandonada, sem obras e dando saudades de governos anteriores. Só se tem notícias ruins em todas as esferas e as promessas mirabolantes continuam. Até quando? Quando está administração vai começar? Ou será que teremos que esperar 4 anos? Triste Itajubá!

Anônimo disse...

Senhores prestem bem Atenção.
Se tem uma coisa que esta administraçao sabe fazer bem é política, pois o pai do Prefeito quietinho de vereador deu um pulo e foi parar no Senado em Brasília. Tudo que eles põe a mão vai pra frente, e o projeto para o futuro não tem limite, sendo que tudo depende do sucesso aqui.
Não estão quietos e dá para sentir no ar, que vão para o tudo ou nada.
Quanto a oposição esta desarticulada e utrapassada, idosa e a espera da extrema-unção.
O secretáriado é melhor do que se podia esperar, o prefeito está correndo atrás e goza de prestigio Federal e Estadual invejável.
Pode ser que eu engane, mas os 4 meses de governo foram de muita articulação, e dificilmente não dará certo.

Analista Otimista