Translate

domingo, 5 de maio de 2013

...E O VENTO LEVOU


O livro "...E o Vento Levou", da americana Margareth Mitchell levou quase 10 anos para ser escrito. Foi publicado em 1936. No ano seguinte ao seu lançamento ganhou os prêmios Pulitzer e National Book Award. Foi traduzido para mais de trinta idiomas e já vendeu cerca de trinta milhões de cópias. É considerado um dos 100 maiores livros do século XX. (tem mais de 900 páginas).
Virou também um mega-sucesso no cinema
Marcou muito no livro, o diálogo final do relacionamento entre os principais personagens, Rhett Butler e Scarlett O´Hara, vividos no cinema pelos atores, Clark Gable e Vivian Leigh.
 
"Disse Scarlett:
- Sei apenas que você não me ama mais e vai partir ! Oh, meu amor, se você for, o que vai ser de mim ?
Rhett hesitou um momento entre uma mentira amável, talvez pior com o correr do tempo, e uma verdade leal. Depois deu de ombros:
- Scarlett, nunca foi meu gênero apanhar pedaços para colá-los e depois procurar convencer-me de que o que foi consertado tem o valor do que é perfeito. O que quebrou está quebrado...prefiro recordá-lo como era antes a emendá-lo e levar a vida inteira a ver-lhe as emendas. Talvez, se eu fosse mais moço...- continuou com um suspiro, - Mas sou velho demais para crer em sentimentalismo como de passar uma esponja e recomeçar a vida. Velho demais para suportar o peso das mentiras constantes que encobrem polidamente as desilusões. Não poderia viver com você e mentir-lhe. E a mim mesmo não conseguiria mentir. Nem neste momento, acho-me capaz de mentir-lhe. Desejaria importar-me ainda com o que você pretende fazer e para onde pensa ir, mas nem isso posso.
Respirou fundo e disse com displicência, porém docemente:
- Minha cara, você me é indiferente."

ER



2 comentários:

Anônimo disse...

Minha mensagem a adminsitraçao da terrinha (PMI,CMI, entidades e aos arrogantes de plantão):

"Desejaria importar-me ainda com o que vocês pretendem fazer e para onde pensam ir, mas nem isso posso.
Respiro fundo e digo com displicência, porém fortemente:
- Meus camaradas, vocês me são indiferentes."

Anônimo disse...

Pois!
Sou Velho demais para suportar o peso das mentiras constantes que encobrem polidamente as desilusões.